Casal de idosos aguarda vacinação para acamados em Santos

Pela faixa etária, eles poderiam estar imunizados se tivessem condições de ir a um posto de vacinação, mas estão na expectativa da chega de uma equipe do Município

Por: Rosana Rife  -  10/03/21  -  21:58
No Município, 2,4 mil pessoas acima dos 60 anos também foram inscritos para vacinação de acamados
No Município, 2,4 mil pessoas acima dos 60 anos também foram inscritos para vacinação de acamados   Foto: Carlos Nogueira/AT

A cada notícia de grupos de idosos recebendo dose da vacina contra a covid-19, aumenta a expectativa do casal Elydio Rocha, 84 anos, e da mulher dele, Maria Stella Rocha. Eles já podiam estar imunizados, de acordo com a idade, se tivessem como ir a um dos pontos de vacinação, em Santos, mas têm problemas de locomoção. Então aguardam a visita de funcionários que fazem a vacinação de acamados na Cidade.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A inscrição foi feita pela filha deles há quase dois meses na policlínica do Embaré. Porém, até o momento, não sabiam quando terão acesso à primeira dose do medicamento.


Rocha explica que fraturou duas vértebras, ainda se recupera da queda e ficou com problemas para caminhar. Já dona Maria Stella diz que não consegue ficar muito tempo em pé. Ela teve uma fratura no fêmur há cinco anos e apresenta sequelas.


“A gente vê muitos idosos da nossa faixa etária já vacinados e ficamos na expectativa. Também queríamos o mesmo. Não temos como ficar em um posto esperando atendimento e nem carro para ir ao drive thru. Sou aposentado e pagar um táxi ficaria muito caro”.


No Município, 2,4 mil pessoas acima dos 60 anos também foram inscritos para vacinação de acamados. O Município comunicou, após pedido da reportagem, que a previsão é imunizar o casal na sexta-feira, quando deve iniciar a aplicação da primeira dose dos idosos com 80 anos ou mais.


De acordo com a Secretaria de Saúde, a prioridade, nesses dias, é a aplicação da segunda dose de CoronaVac para quem tem a partir de 85 anos, “devido ao cumprimento do intervalo entre as duas doses”.


A secretaria informou ainda que, quando recebe nova remessa de doses, a quantidade destinada aos acamados já é separada. “As equipes de vacinadores que atuam nas policlínicas e nas grandes ações, como drive thrus e postos externos, são as mesmas que fazem a vacinação dos acamados”.


O Município contratou 179 profissionais, sendo 148 técnicos de enfermagem e 31 enfermeiros, para atuarem exclusivamente na vacinação contra a covid-19.


Inscrições


As inscrições para acamados já foi encerrada, porém se ainda houver idoso necessitando, a recomendação é procurar a policlínica do seu bairro, levando RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico.


Logo A Tribuna
Newsletter