Baixada Santista imuniza mais de 2.905 idosos contra Covid-19 e vacinas esgotam em Santos

Ainda não há data para que o Município receba novas doses e, quem não tomou a vacina, terá de esperar

Por: Nathália de Alcantara  -  09/02/21  -  09:24
São Sebastião finaliza imunização contra Covid-19 de idosos entre 77 e 79 anos
São Sebastião finaliza imunização contra Covid-19 de idosos entre 77 e 79 anos   Foto: Carlos Nogueira/AT

O primeiro dia de vacinação de idosos acima de 90 anos contra a covid-19 imunizou mais de 2.905 pessoas na região. Em Santos, a procura pelo imunizante foi tamanha que as duas mil doses reservadas para esta faixa etária se esgotaram nas 29 policlínicas, inlcuindo os quatro postos de drive thru nas unidades Jabaquara, Ponta da Praia, Rádio Clube e Vila Nova. Ainda não há data para que o Município receba novos lotes e quem não tomou a vacina terá de esperar.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), diz que está cobrando uma distribuição de novas doses por parte do Governo Estadual. “Para retomar a vacinação, complementando as pessoas que não foram atendidas com mais de 90 anos, alcançar outros públicos de idosos e retomar o atendimento do pessoal da saúde, é necessário chegar mais doses. Temos estrutura para fazer a aplicação das vacinas tão logo elas cheguem ao Município. Estamos cobrando essa distribuição o mais rápido possível”.


Procurada por ATribuna.com.br, a Secretaria de Estado da Saúde informou que enviará, nesta semana, mais 40,5 mil doses de vacina contra covid-19 à Baixada Santista, que se somam a outras 74,9 mil doses previamente encaminhadas. Somando todas as remessas, já são cerca de 115 mil doses para a região, incluindo mais de 42 mil para a cidade de Santos.


A pasta ainda ressaltou que é prerrogativa das Prefeituras organizar o consumo das grades, programar o abastecimento da rede para imunizar todas as pessoas que integram os públicos-alvo. A vacinação dos grupos prioritários ocorre com base em critérios técnicos definidos pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) e à medida que o Ministério da Saúde disponibiliza doses.


Segundo o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, a quantidade de doses foi reservada de acordo com os números do último censo do IBGE, que indicava Santos com 1.970 pessoas nesse grupo.


“As vacinas acabaram porque temos uma velocidade de vacinação muito grande. Nós usamos de mil a 1.200 doses por hora. Separamos 2 mil para acima de 90 anos pelos dados do IBGE”.


Ele explica que pode acontecer de moradores de outros municípios serem vacinados em Santos, apesar de serem pedidos documento de identidade e comprovante de residência.


“Já era esperado que, se os idosos fossem às policlínincas, acabaríamos com a vacina cedo e foi o que aconteceu. O SUS é universal e depende da conscientização das pessoas a vacinação na sua cidade”.


E agora


O detalhe é que quem não foi imunizado e tem mais de 90 anos precisará aguardar uma nova remessa do Estado, o que não tem data para acontecer.


Aos 93 anos, a pensionista santista Locina Jorge de Oliveira desanimou por não saber quando tomará a primeira dose de proteção contra a covid-19.


“Ela estava animada e ficou triste de saber que acabaram as doses. Minha mãe tem medo de ficar sem se vacinar”, conta a filha Nora Jorge de Oliveira, de 64 anos.


Ela diz que uma das preocupações é o fato da mãe sentir muitas dores nas pernas e não poder ficar por muito tempo em pé ou na mesma posição.


“Vi a situação nas redes sociais e fiquei pensando que correríamos o risco de ir e não ter a vacina. Fica a pergunta: o que fazemos com os nossos idosos?”


Prazos


A expectativa da Prefeitura é de que um novo lote chegue ainda esta semana. A Cidade não sabe quantas pessoas acima de 90 anos não se imunizaram, mas diz que a vacinação a partir de 85 anos está garantida e começará assim que as doses chegarem ao Município.


Logo A Tribuna
Newsletter