Aspecto emocional no momento de volta às aulas merece atenção, diz especialista

Maria Mabel, professora do curso de Psicologia da Estácio, alerta que este momento pode ser de estresse e ansiedade

Por: Da Redação  -  09/02/21  -  23:14
Quando há apenas um caso confirmado na escola, a pessoa é isolada e monitorada
Quando há apenas um caso confirmado na escola, a pessoa é isolada e monitorada   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Nesse momento de volta às aulas, as famílias e a escola devem ter atenção especial não só com a covid-19, como também com o aspecto emocional das crianças. Afinal, este pode ser um momento de estresse e ansiedade.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Estamos passando por um momento de adaptação e todos estão propensos a refletir essas transformações por meio das manifestações emocionais. Com as crianças não é diferente”, alerta Maria Mabel, professora do curso de Psicologia da Estácio.


Segundo ela, pais e os educadores são os principais responsáveis em auxiliar as crianças a ressignificarem esse momento de forma positiva. Antes de tudo é preciso conscientizá-las sobre o contexto atual, enfatizando a importância sobre a manutenção do distanciamento físico e o uso obrigatório de máscara.


Outro ponto importante é promover formas de interação entre as crianças, respeitando o distanciamento. “Uma sugestão é criar um código para representar o abraço, por exemplo, visto que o gesto não pode acontecer de fato. Assim, as crianças conseguirão se sentir acolhidas e abraçadas pelos coleguinhas, mesmo distantes”.


Relaxamento


Além disso, os professores podem praticar momentos de relaxamento, fazendo as crianças se sentirem bem naquele ambiente e diminuírem eventuais sintomas de estresse e ansiedade. Já os pais devem estar presentes nesse processo de volta às aulas, perguntando ao filho como foi o dia na escola, se a criança se sentiu bem ou se teve medo por não estar no seu ambiente familiar e, em especial, se está segura para ir novamente.


“É importante fazer com que as crianças expressem suas emoções e se sintam integrantes do seu processo de desenvolvimento. Isso irá ajudá-las a construir autonomia e diminuir os sintomas relacionados à ansiedade e ao estresse”.


Logo A Tribuna
Newsletter