Aplicativo de celular ajudará a encontrar crianças perdidas nas praias de Guarujá

App denomidado Aaangels é o novo projeto da ONG Anjos do Verão, que desde 2006 localizou mais de 1.300 pequenos

Por: Cássio Lyra  -  22/11/18  -  22:45
Praias da região serão opção de lazer e divertimento durante a temporada de verão
Praias da região serão opção de lazer e divertimento durante a temporada de verão   Foto: AT

A temporada de fim de ano está se aproximando e, como de costume, cidades da Baixada Santista vão receber turistas de todo o Brasil. As praias da região, muito procuradas nesta época do ano, são também onde crianças e adolescentes acabam se perdendo dos seus pais e familiares e, de uma hora para outra, o dia destinado ao lazer, de repente, vira uma grande preocupação.


Desde 2006, a ONG Anjos do Verão realiza um trabalho que ajuda a encontrar crianças que acabam perdidas nas praias de Guarujá. O projeto conta com pulseirinhas para identificar cada criança, bandeiras indicativas nas praias, adesivos em carrinhos de comerciantes com telefones para contato e as palmas dos banhistas. E, para este ano, o projeto conta com uma novidade: um aplicativo de celular que ajudará no controle de cadastro e localização dos pequenos: oAaangels.


“Estamos decidindo inovar. Os três A significam atenção, alerta e acolhimento. O aplicativo já está disponível para as pessoas poderem baixar nos seus celulares. Estamos ansiosos e esperamos que dê muito certo”, diz Rui Silva, criador do projeto.


Por meio do app, já disponível nas lojas virtuais Google Play e Apple Store, as pessoas podem fazer o cadastro das crianças com informações como nome, idade, além da informação dos pais. Com o cadastro feito, se uma delas se perder, fica mais fácil localizá-la usando o aplicativo.


“Mesmo que o banhista vá à praia sem o celular e precise do aplicativo para encontrar seu filho, neto ou sobrinho, pode procurar comerciantes e outros vendedores que também já estarão utilizando essa ferramenta para ajudar na localização”, explica Silva.


Criada em 2006, em Guarujá, a ONG Anjos do Verão atua nas praias da cidade. Em 12 anos de trabalho, chegou a atuar também em Santos e Praia Grande, por meio de parceria com as prefeituras da cidade. Segundo Silva, mais de 1.300 crianças já foram encontradas e entregues aos seus responsáveis.


Além do auxílio para a encontrar crianças perdidas na praia, o Aaangels servirá para localizar objetos e itens pessoais perdidos na praia. “O legal é que o aplicativo também funciona como um achados e perdidos. A pessoa tira uma foto, faz o cadastro da foto no aplicativo. E quem teve o material perdido, seja uma carteira, um óculos, chave de carro, vai poder encontrá-lo utilizando o celular”.


Em Santos


Outro importante apoio na localização de crianças perdidas nas praias são as guardas municipais. Em Santos, por exemplo, a GM pede que responsáveis procurem ou oficial ou um salva-vidas para pedir uma pulseirinha de identificação, ondeo adulto deve preencher seu nome e o da criança, além de telefone celular para contato.


No último feriado prolongado, dez crianças se perderam nas praias de Santos, segundo a GCM, sendo que todas foram encontradas e devidamente entregue aos responsáveis.


Logo A Tribuna
Newsletter