Água amarelada nas torneiras preocupa e muda a rotina de moradores da região

Em nota, a Sabesp, empresa responsável pelo abastecimento, informa que cor é decorrente da captação de água após fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista na última semana

Por: Yasmin Vilar & De A Tribuna On-line &  -  13/02/19  -  14:40

A água que vem saindo das torneiras se tornou alvo de reclamações entre moradores da região. Pessoas de Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe relatam nas redes sociais o problema enfrentado nos últimos dias com o abastecimento em suas casas. A questão tem sido de preocupação para os municípes, além de ter mudado a rotina do dia a dia dentro de casa. A Sabesp, responsável pelo fornecimento, diz que está atuando para solucionar o problema.


Independente da coloração ser marrom ou amarela, o abastecimento incomum mudou a forma dos moradores realizarem tarefas cotidianas. Cozinhar, lavar roupas e até mesmo consumir a água diretamente da torneira se tornou um verdadeiro desafio para moradores.


Desde o último domingo, o abastecimento se tornou um problema para Mayra da Silva, de 26 anos. A dona de casa, moradora do Jardim Ribamar, em Peruíbe, disse que alguns de seus vizinhos procuraram a empresa para reclamar do abastecimento, mas não obtiveram resposta. “A água tem essa cor escura. Tenho perdido as roupas quando lavo porque saem todas manchadas”.


A aposentada Margarida Storti, de 76 anos, explica que o abastecimento com a água escura é um problema recorrente. No entanto, na última semana a coloração, segundo ela, ficou ainda mais intensa. “Já tem um ano que reclamo. Quando vem em casa falam que preciso trocar o cano que é muito velho”. Moradora da Vila Caiçara, em Praia Grande, ela conta que para cozinhar, a água precisa passar por dois filtros: um ligado à torneira e um outro de barro, já que a água “não é confiável”, segundo a moradora.


Aposentada utiliza dois filtros para conseguir cozinhar alimentos
Aposentada utiliza dois filtros para conseguir cozinhar alimentos   Foto: Arquivo pessoal/ Margarida Storti

Em nota, a Sabesp informa que o problema é decorrente de uma alteração das características da água captada após as fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista na última semana. A empresa alega que está realizando o procedimento para que a água volte a ser incolor e que já deslocou equipes para identificar as áreas afetadas e trabalhar na descarga do líquido que está com a coloração alterada.


A Sabesp lamenta o problema e pede para que os usuários comuniquem o problema por meio do telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita) ou pela Agência Virtual em seu site oficial. Os clientes também podem utilizar o aplicativo da Sabesp para Android e IOS.


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