Trabalhadores protestaram pela Baixada Santista nesta terça (29) (Divulgação) Funcionários que atuam na limpeza urbana de seis cidades da Baixada Santista entraram em greve nesta terça-feira (29). Eles cobram reajuste linear de 7% sobre salários e benefícios. A paralisação foi definida após audiência junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que determinou que 70% das atividades sejam mantidas. As prefeituras da região acompanham a movimentação. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Conforme apurado por A Tribuna, a greve afeta cerca de 3 mil funcionários que atuam na limpeza urbana de Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Cubatão e Bertioga. Manifestantes se reuniram na manhã desta terça (29) no Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco), na Avenida Senador Pinheiro Machado, em Santos. Os demais municípios afetados também tiveram protestos. A categoria entrou em greve após realizar acordo com o TRT, depois de recusar uma proposta de 5,5% de reajuste no salário, assim como 7,5% sobre todos os benefícios. Durante assembleia, os trabalhadores não aceitaram as condições apresentadas e exigiram os 7% de forma linear sobre salários e benefícios. Na decisão, a juíza Luciana Bezerra de Oliveira autorizou a greve e determinou a manutenção de 70% do efetivo de trabalhadores, sob pena de multa diária no valor de R\$ 100 mil. A audiência foi realizada na segunda-feira (28). Impacto nos municípios A Tribuna procurou as prefeituras das seis cidades afetadas pela paralisação na limpeza urbana. Em nota, a Prefeitura de Santos disse que os serviços estão ocorrendo com 70% do efetivo de trabalhadores. Entre os exemplos de atividades, estão coleta domiciliar, limpeza de praias, coleta de resíduos de saúde e limpeza feiras-livres. A Administração Municipal segue monitorando a situação e ressalta que está adimplente com o pagamento do contrato. São Vicente destacou que, embora o município não seja parte direta do impasse, acompanha de perto as tratativas, "já que a situação impacta diretamente os serviços prestados à população. A Prefeitura afirma que o serviço de limpeza urbana não foi interrompido e que, se necessário, atuará com equipe própria para amenizar o prejuízo. Na cidade, permanece o percentual de 70% do efetivo de trabalhadores. Praia Grande informou que a coleta de lixo domiciliar ocorre normalmente nos bairros da cidade nesta terça (29). "A categoria está respeitando a legislação vigente, ou seja, com 70% dos profissionais atuando", afirma a Prefeitura. Ainda conforme o município, as manifestações não podem impactar de forma negativa o cotidiano da população, ainda que considere o direito de greve como legítimo. A Prefeitura de Bertioga afirmou que os serviços de coleta domiciliar, coleta de resíduos de saúde, limpeza de praias, varrição, coleta seletiva, entre outros, ocorrem com 70% da equipe de funcionários. "O município segue acompanhando de perto as negociações entre a empresa e o sindicato, a fim de garantir a continuidade dos serviços essenciais e minimizar os impactos à população". A Reportagem procurou as prefeituras de Guarujá e Cubatão, e aguarda respostas. Empresas A Terracom, Terra Santos Ambiental e a PG Eco Ambiental, empresas afetadas pela paralisação, emitiram uma nota conjunta sobre a greve. No posicionamento, cita-se que "os sindicatos representantes da categoria e as empresas não chegaram a um consenso quanto ao índice sugerido" para o reajuste de salários e benefícios. As empresas ressaltam que a greve é um direito legítimo, e que "seguem operando com 70% do efetivo de trabalhadores, conforme estabelecido pela Justiça". "As empresas acima citadas seguem comprometidas com o cumprimento das determinações legais e operam em regime de revezamento entre os trabalhadores, a fim de garantir a continuidade dos serviços essenciais à população", diz a nota. Por fim, o posicionamento das empresas ressalta o respeito com os profissionais e a esperança de que o diálogo prevaleça, "tendo em vista que apresentaram uma proposta efetiva de reajuste salarial, compatível com os índices praticados no mercado, demonstrando o compromisso com a manutenção dos empregos e bem-estar de todos os colaboradores.