As rodovias Imigrantes e Anchieta concentram a maior parte do congestionamento (Reprodução/ Ecovias Imigrantes) As rodovias da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, já registram trânsito intenso com a proximidade do último fim de semana de 2025 e do Ano-Novo. Segundo a Ecovias Imigrantes, concessionária que administra as estradas do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), o congestionamento começou a se formar no meio da manhã desta sexta-feira (26) e aumenta com o passar das horas, de modo que já são 50 km de trânsito congestionado. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! A Rodovia Imigrantes, no sentido Litoral de São Paulo, tem congestionamento do km 27 ao km 52. Já no sentido Capital, a Imigrantes registra tráfego congestionado do km 54 ao km 61. Outra rodovia da Baixada Santista com bastante trânsito é a Via Anchieta. No sentido Litoral de São Paulo, ela contabiliza congestionamento do km 26 ao km 40. A Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, por sua vez, está com trechos congestionados do km 272 ao km 274 no sentido Capital, e do km 274 ao km 275 no sentido Praia Grande. A Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no sentido São Paulo, também tem congestionamento: do km 269 ao km 270. Operação Descida As estradas do Sistema Anchieta-Imigrantes adotam a Operação Descida (7x3) até as 20 horas desta sexta-feira (26). Das 20 horas de sexta até as 6 horas de sábado (27), entra em vigor a Operação Normal (5x5). A Operação Descida (7x3) retorna das 6 horas até as 16 horas de sábado. Na sequência, as rodovias do SAI funcionam conforme a Operação Normal (5x5), das 16 horas de sábado até as 14 horas de domingo (28). A partir daí, tem início a Operação Subida (2x8) das 14 horas de domingo até a 1 hora de segunda-feira (29).