EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

28 de Fevereiro de 2020

Feriado da Consciência Negra traz programação especial e lembra a luta dos negros

Diversos eventos na região marcam o Dia da Consciência Negra

Uma ampla programação marca hoje, na Baixada Santista, o Dia da Consciência Negra – data que não comemora, mas convida à reflexão sobre o negro na sociedade. Criada em 2003, mas só transformada em lei federal em 2011, a data foi escolhida por marcar a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 – ele lutou pela libertação dos negros do sistema escravista. 

Em cerca de mil cidades do País, nesta quarta-feira (20) é feriado. Cabe a cada Câmara de Vereadores definir isso. Na região, o funcionalismo público só trabalhará em Mongaguá e São Vicente, locais onde o feriado foi adiantado e ocorreu na última segunda-feira (18).

 

Agenda
Em Santos, uma extensa programação começa na Praça Zumbi dos Palmares, no Macuco, às 10h30. A solenidade terá presença da Velha Guarda da X-9, apresentações de capoeira, maculelê, Tienda Kumpania Romai e dança cigana. Às 13h30, haverá dança dos orixás e, às 14h30, a banda de afoxé Oba Lafim.

Já a Marcha Metropolitana da Consciência Negra acontecerá às 15h, dali até a Estação da Cidadania, na Avenida Ana Costa, 340, onde a programação seguirá até as 21 horas com eventos para todas as idades.

Em Cubatão, nesta quarta-feira (20) tem a entrega do prêmio Zumbi dos Palmares, às 9h, no Bloco Cultural José Edgar da Silva, na Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro.

Quem está em Guarujá pode participar, das 9 às 12h, de roda de conversa e apresentações de grupos folclóricos na Praça Horácio Lafer, na Praia da Enseada, em frente ao busto de Zumbi.

Itanhaém terá a exposição Violência em Cores, com informação, números, arte e poesia crítica destacando o clamor do negro diante das diversas violências sofridas no dia a dia. Será no Fórum, à Avenida Rui Barbosa, 867, no Centro, das 12h30 às 18h30.

 

Na sala de aula
Escolas da região também trabalham o tema com os alunos nas últimas semanas e as outras cidades já promoveram eventos.

Tudo sobre: