Emocionado, aposentado de 76 anos fala após 2ª dose da vacina contra Covid-19: 'minha alegria'

Santos iniciou nesta quarta-feira (7) a imunização em idosos com 75 ou mais que haviam tomada a 1ª dose da CoronaVac até 23 de março

Por: Brenda Bento  -  07/04/21  -  20:13
Aposentado de 76 anos recebe 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Santos
Aposentado de 76 anos recebe 2ª dose da vacina contra Covid-19 em Santos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

O aposentado Luiz CarlosNegrini Machado, de 76 anos, ficou emocionado ao tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, na manhã desta quarta-feira (7), na Arena dos Santos, em Santos. "Minha grande emoção e alegria", disse à reportagem de ATribuna.com.br.A prefeitura de Santos iniciou a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 em idosos com 75 anos ou mais que haviam tomada a primeira dose da CoronaVac até 23 de março.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo o aposentado, a presença da nossa reportagem registrando a vacinação foi um agradável 'acaso'. "Sem estar exagerando, me deu tranquilidade, que até então eu não tinha em razão de tantas notícias que a gente [vê] das fraudes na vacinação. Hoje fiquei muito contente por tomar a vacina e ter a presença da imprensa."


Ele contou que na realidade a 2ª dose estava prevista para 12 de abril, mas o calendário da vacinação foi antecipado pela administração municipal.


Santos recebeu 6.180 imunizantes para este público e realizará a aplicação em 30 locais. Serão 22 policlínicas, que aplicarão as doses das 8h ás 13h, sete postos externos das 8h às 16h, e um drive thru na Arena Santos das 9h às 15h (confira os endereços abaixo).


Importância da vacinação


O aposentado ressaltou ainda que tanto a primeira aplicação quanto a segunda foram tranquilas. "Não senti nada, apenas uma pequena sensibilidade no local da aplicação."


Para Machado, é sempre bom lembrar que tão importante quanto a higienização correta, máscara e distanciamento social é a vacina.


Ele mora com a esposa, que infelizmente ainda não atingiu a faixa etária da vacinação. Ela tem 74 anos, mas acompanhou o momento importante. Após a aplicação da 2ª dose, o aposentado contou que 'correu' até o grupo da família no WhatsApp para comunicar a alegria.


"A minha grande expectativa é que com o aumento do número de vacinados, a curva de vacinação e mortes diminua e, com isso, diminui os riscos das variantes. Espero que tenhamos um número significativo [de vacinados] para evitar o contágio, hospitais lotados e variantes", afirmou.


Dona Sônia Maria Xavier, de 75 anos, sendo vacinada na Arena Santos
Dona Sônia Maria Xavier, de 75 anos, sendo vacinada na Arena Santos   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Mesmo com a vacinação, ainda há apreensão


A Dona Sônia Marília Xavier, de 75 anos, também tomou a 2ª dose da vacina nesta quarta. A filha dela e jornalista Mariela Gonçalves levou a mãe para receber o imunizante pelo sistema drive-thru e contou à reportagem de ATribuna.com.br que mesmo com a leveza da vacinação ainda há necessidade de cuidados.


"É uma emoção. Elá está vacinada, sabe que vai ter que ficar mais um tempo dentro de casa, pois ainda existem riscos. Apesar da vacina ser maravilhosa a gente tem que tomar cuidado. Estamos animadas, mas também apreensivos e com medo, pois a coisa está fora do controle."


A dona Sônia gosta de ficar em casa, mas sempre foi uma mulher ativa que gosta de sair pra tomar café, dar uma volta na calçada, visitar as irmãs e amigas dela, descreveu a filha.


"[Ela] sente falta da rotina, mas vai continuar seguindo a orientação. A gente tem que se pautar na ciência, pois se for seguir orientação das autoridades a gente fica desnorteado, pois cada um fala uma coisa", disse a jornalista.


Mariela reforçou que para um futuro melhor é necessário não ficar doente. "Aí a gente ajuda todo mundo, ajuda nossos pais, os profissionais de saúde que estão na linha de frente e não contribui para o vírus se transformar em novas cepas."


Locais de vacinação


No momento, Santos realiza a campanha da vacinação com a aplicação da primeira dose para idosos com 68 anos ou mais e a segunda dose para os idosos que têm 75 ou mais anos.


Drive-thru:
Arena Santos (Av. Rangel Pestana, 184, Vila Mathias)


Postos externos:


Clube Atlético Santa Cecília (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 269, Aparecida)
Igreja Evangélica Projeto de Deus (Rua Carvalho de Mendonça, 596, Campo Grande)
Centro Comunitário da Igreja São Benedito (Av. Afonso Pena, 350, Embaré)
Salão Nobre do Colégio São José (Av. Ana Costa, 373, Gonzaga)
Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20, Marapé)
Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompeia (Praça Benedicto Calixto, 1)
Ginásio do Complexo Esportivo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº, Ponta da Praia)



Policlínicas:


Areia Branca ( Rua Francisco Lourenço Gomes, 118)
Bom Retiro ( Rua João Fraccaroli s/nº)
Castelo ( Rua Francisco de Barros Melo, 184)
Rádio Clube ( Avenida Hugo Maia s/nº)
São Jorge e Caneleira ( Rua Francisco Ferreira Canto, 351)
São Manoel ( Praça Nicolau Geraigire s/nº)
Piratininga ( Praça João de Moraes Chaves s/nº)
Nova Cintra ( Rua José Ozéas Barbosa s/nº)
Morro São Bento ( Rua das Pedras s/nº)
Valongo (Rua Prof. Maria Neusa Cunha s/nº)
Morro José Menino ( Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77)
Jabaquara ( Rua Vasco da Gama, 32)
Monte Serrat ( Praça Correia de Melo s/nº)
Morro Vila Progresso ( Rua Três, casas 1 e 2 Vila Telma)
Morro Santa Maria ( Rua 10 s/nº)
Morro da Penha ( Rua Três, 150)
Martins Fontes ( Rua Luiza Macuco, 40)
Vila Nova ( Praça Iguatemi Martins s/nº)
Vila Mathias ( Rua Xavier Pinheiro, 284)
Conselheiro Nébias ( Av. Conselheiro Nébias, 457)
Caruara ( Rua Andrade Soares s/nº)
Monte Cabrão ( Av. Principal s/nº)


Confira o andamento de vacinação por faixa etária e os pontos em que os imunizantes são aplicados nas cidades da Baixada Santista.


Logo A Tribuna
Newsletter