Trabalhos foram realizados durante o final de semana e seguem (Divulgação) A Unidade Municipal de Ensino Padre Manoel da Nóbrega, no Casqueiro, em Cubatão, teve com as aulas suspensas nesta segunda-feira (21). O motivo? A infestação por piolhos de pombo, que ainda não foi erradicada. Em nota, a Secretaria de Educação de Cubatão (Seduc) afirma ter decidido realizar nova desinfecção completa da escola, repetindo a aplicação feita no último final de semana. Também seriam instaladas redes de proteção ao redor da unidade, segundo a Seduc. O caso veio à tona no último dia 9, quando a escola foi fechada pela primeira vez por causa do surto. A escola foi reaberta apenas no dia 11. Na ocasião, a Seduc informou que as aulas foram suspensas para trabalhos de limpeza, desinfecção e instalação de equipamentos. Na quarta-feira passada, mesmo após os serviços anunciados pela Seduc, segundo uma mãe de aluna, uma funcionária estaria orientando as famílias a não levarem as crianças à escola, pois ainda havia perigo de contaminação. Fotos tiradas por ela mostravam pombos caminhando sobre o telhado, sem qualquer barreira. “Existem relatos de piolhos nas paredes e que alguém passa borrifando produtos. Os professores pedem para os alunos ficarem longe das janelas”. Segundo a Seduc, não havia orientação para dispensar os alunos e que a UME havia sido “completamente limpa e desinfectada por dentro e por fora”. Mas em dois dias, a situação mudou. A escola deve abrir normalmente amanhã. A Seduc garante que as aulas suspensas serão repostas.