César Nascimento: "Ainda neste ano, começaremos a investir mais de R\$ 100 milhões na manutenção (urbana)” (Alexsander Ferraz/ AT) O prefeito César Nascimento (PSD) completa 99 dias de gestão hoje e relata avanços em Cubatão neste período. Em entrevista para A Tribuna, ele destacou pontos como segurança pública, saúde e meio ambiente. Leia trechos da conversa. Qual balanço faz da gestão? É um balanço muito positivo. Avançamos no que diz respeito ao diálogo com o servidor e com a população. Iniciamos o processo de valorização do funcionalismo municipal dando um reajuste de 23,11% aos funcionários em cargos de nível superior. Cumprimos a promessa de campanha de criar as secretarias da Mulher e Direitos Humanos e a de Ciência e Tecnologia. São pastas fundamentais tanto na questão do cuidar das pessoas quanto na busca por inovação no município. Ainda nesse balanço, eu destaco o término e a continuidade de muitas obras iniciadas no governo do prefeito Ademário (Oliveira, PSDB), como a Arena da Vila dos Pescadores, a quadra do Bolsão 9, finalização das primeiras moradias populares da Vila Esperança e do Conjunto que receberá os moradores da Mantiqueira. Tudo isso será entregue ainda neste semestre. Com relação à segurança, que tipo de iniciativas foram e vão ser tomadas? Na segurança, demos um salto muito grande com a criação da Guarda Municipal no governo anterior e agora avançamos ao estender o horário de trabalho dos nossos GCMs, o que garante o patrulhamento por mais tempo nas ruas. Continuamos investindo em armamentos de alta tecnologia para nossos agentes, além de viaturas novas. Também estamos realizando o processo de licitação para aquisição de mais de 2 mil câmeras de monitoramento para o nosso COC (Centro de Operações de Cubatão). Em breve, teremos quase 100% da área urbana monitorada. Isso inibirá as ações dos criminosos e também a dos mal educados, que insistem em despejar lixo e entulho nas ruas. Mas segurança pública não é só polícia. Estamos investindo na revitalização e construção de áreas esportivas em todos os bairros. O meu objetivo é tornar 100% das escolas do Município em período integral. E com relação à saúde? Retomamos os exames laboratoriais que estavam suspensos, ampliamos o número de especialistas na Policlínica e estamos avançando com mutirões pelos bairros de exames como mamografia e papanicolau. Consolidamos o programa Terceiro Tempo, que é o horário ampliado nas unidades de Saúde da Família, que ficam abertas até as 20 horas para atender os trabalhadores e trabalhadoras que não podem procurar um médico em horário comercial. Mas, talvez, a grande novidade seja o aplicativo da Saúde. Conseguimos finalizar o processo de licitação nestes três meses e ele já está sendo implantado. No segundo semestre, a população vai poder marcar consultas, agendar exames e mais uma série de serviços pelo seu celular. Também firmamos neste ano uma parceria com a Universidade São Judas (Tadeu), em que mais de 15 médicos residentes passarão atuar nas nossas unidades de Saúde e avançamos no processo para transformar o nosso Hospital Municipal em um centro de alta complexidade. Quais as iniciativas tomadas para preservar o meio ambiente? Em março, recebemos o selo Tree Cities of The World, que destaca cidades ao redor do mundo que estão adotando práticas eficazes de manejo de florestas naturais e urbanas que valorizam o papel das árvores na promoção da qualidade de vida dos habitantes. Além disso, pela primeira vez na história, Cubatão conta com um departamento específico para a Segurança Climática e um comitê gestor dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Fazemos um esforço constante pela defesa do Meio Ambiente. Nos próximos anos, Cubatão vai levar saneamento básico e água tratada para mais de 40 mil pessoas que hoje vivem na Vila Esperança e Vila dos Pescadores. Como o Município tem trabalhado para fortalecer a relação com a sociedade civil, associações e empresas locais, para promover o desenvolvimento da cidade? Retomamos as parcerias com a Associação Comercial. O Ciesp voltou a ser um parceiro importante da Administração Pública por ser o representante do motor econômico da cidade, que são as indústrias. A OAB é parceira também, assim como todos os conselhos, como o de Educação, de Saúde, de Cultura. Quais os principais objetivos para os próximos anos? Um dos principais objetivos é zerar o déficit habitacional. E acredito que estamos indo bem. Ainda neste ano, começaremos a investir mais de R\$ 100 milhões na manutenção (urbana). Vamos transformar a região central da Cidade, Vila Nova, 31 de Março, toda a região do Jardim Costa e Silva. Esses bairros terão recapeamento de vias, reconstrução de calçadas, obras de combate a enchentes. Os Bolsões e a Ilha Caraguatá, que já receberam o piscinão e o sistema de macro e microdrenagem do bairro, também serão contemplados.