As famílias ocupavam áreas de risco em Cubatão, sujeitas a deslizamentos e vazamentos de gás (Vanessa Rodrigues/AT/Arquivo) Segue até esta quarta (19) a mudança de 58 famílias do Núcleo Mantiqueira, em Cubatão, para os novos apartamentos, no bairro Jardim São Francisco. O projeto beneficia 100 famílias de Cubatão e 50 de Santos, já que a região se desenvolveu sobre a divisa das cidades. De acordo com a diretora de Habitação de Cubatão, Lucimeire Mendonça, a expectativa é que o restante mude até o fim de novembro. “Já tinha gente que queria vir junto antes. Aí, eles estão trazendo os móveis e animais para os apartamentos” Entre os moradores estão a dona de casa Rafaela Ribeiro e o marido, o auxiliar técnico Jailson Santana, uns dos primeiros moradores a chegar na nova casa. “Fiquei muito alegre, porque quando nós morávamos lá, tínhamos que vir pra cá trazer as crianças para brincar. Agora, é só descer e brincar com eles (...) Espero que a gente seja muito feliz aqui, porque a mudança vai ser completa. Uma nova história”, disse Rafaela Ribeiro, em entrevista à TV Tribuna. É um novo capítulo na história da dona de casa Mônica Mar, que vai poder mais tranquila em dias de chuva. “Ficava bem nervosa (...) Não presenciei nenhum deslizamento de terra, mas a gente sabia da possibilidade (....) Começa uma nova história. O novo às vezes assusta também, mas a gente vai e é só felicidade”. De acordo com a Prefeitura de Cubatão, moradores começaram a habitar o Morro da Mantiqueira na década de 1970. As famílias ocupavam áreas de risco, sujeitas a deslizamentos e vazamentos de gás. Assim que todos começarem a morar no novo empreendimento, a área do núcleo não terá mais habitantes, justamente por se tratar de uma área de risco.