A Secretaria Estadual de Educação acrescentou que as escolas têm autonomia para adotar medidas que minimizem os efeitos do calor (Reprodução/Facebook) Na semana que se passou, quando os cerca de 5,5 mil alunos dos colégios estaduais de Cubatão voltaram às aulas, não só material, uniforme e matérias escolares foram preocupações. Pais e responsáveis também temem o calor no verão na Baixada Santista. Apenas uma escola da rede tem ar-condicionado: a Júlio Conceição, na Vila Couto, onde estão matriculados 200 estudantes. Nas outras dez escolas, há somente ventiladores. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! “Todas as demais escolas contam com pelo menos quatro ventiladores em bom estado de funcionamento, em todas as salas de aula”, informou a Unidade Regional de Ensino de Santos. A Secretaria Estadual de Educação acrescentou que as escolas têm autonomia para adotar medidas que minimizem os efeitos do calor. Entre as recomendações, aulas de Educação Física mais leves, hidratação frequente e evitar exposição ao sol entre as 10 e as 16 horas. Não há prazo para que os demais colégios estaduais na Cidade sejam climatizados. Indagada sobre a possibilidade de ampliação do serviço, a secretaria disse que uma primeira etapa teve investimentos de R\$ 350 milhões em cerca de mil escolas, ou 20% da rede. “Na Baixada Santista, já foram investidos mais de R\$ 8 milhões”, afirmou. Salas frescas Na rede municipal, a situação é diferente. Em dezembro, a Prefeitura abriu concorrência para ampliar a climatização e substituir aparelhos antigos. “Não se trata de processo para início de implantação da climatização, e sim, para ampliação de atendimento, como na própria Seduc (Secretaria de Educação), e também na substituição de equipamentos antigos que ainda estão em funcionamento”, afirmou. “O processo de licitação de ata para compra de ar-condicionado ainda está em trâmite, e as compras serão realizadas conforme demanda e necessidade da secretaria. Ressaltamos que o processo não é para aquisição imediata, afinal, todas as unidades escolares já possuem climatização”, destacou.