Moradores que tiverem lixo reciclável podem ter benefícios, que vão de passeios a itens básicos (Alexsander Ferraz/AT) Com foco na conscientização sobre onde o lixo deve ser descartado, a Prefeitura de Cubatão lançou o Programa Reciclar Vale+. “A iniciativa é baseada em uma lei federal, a Recicla Mais, que incentiva os municípios a fazer com quem os resíduos tenham valor. E isso já acontece aqui, como a “Separou, Ganhou”, com o qual as pessoas trocam os resíduos por uma cesta básica e kit limpeza”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal, Cleiton Jordão. O secretário ressaltou que os donos das empresas das embalagens jogadas fora são responsabilizados. “Essa lei federal também possibilita chamar o setor de logística pós consumo, que tem responsabilidade pelo ciclo dos produtos. Então, eles se interessam por isso, por conta também das questões ambiental, educacional e participativa”. Mais do que uma ação ambiental, o programa aposta em um modelo de economia circular, que valoriza os resíduos como parte de um ciclo produtivo e busca gerar impacto social e econômico. Moradores que tiverem lixo reciclável podem ter benefícios, que vão de passeios a itens básicos. Todos os resíduos sólidos podem ser deixados em eventos da Cidade. O último foi em maio, na Fabril, Pilões, Vila Noel e Água Fria. A próxima edição será no dia 16 de agosto, na faixa do Oleoduto, s/nº, bairro Pinheiro do Miranda. “As pessoas levam o material, ele é pesado e vai gerar uma moeda humanitária”, explicou o secretário.