Cubatão distribui copos de fibra de coco e madeira para diminuir uso de plásticos

Ação visa evitar o uso do copo plástico dentro do prédio da administração municipal para colaborar com a preservação do meio ambiente

Por: De A Tribuna On-line  -  07/09/19  -  23:37
Ação faz parte da implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública
Ação faz parte da implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública   Foto: Prefeitura de Cubatão/Divulgação

Um copo plástico leva pelo menos 250 anos para desintegrar na natureza. Já um copo feito de fibra de coco e de madeira é reciclável e reutilizavel por até oito anos. Por estes motivos, a  Secretaria de Meio Ambiente de Cubatão distribuiu 500 unidades permanentes aos servidores municipais que atuam no prédio da prefeitura, na última quarta-feira (4). 


A administração municipal afirmou que a ação faz parte da implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública, que prevê a adoção de medidas para reduzir o impacto ambiental. “Inclui até mesmo a realização de compras sustentáveis”, detalhou a advogada Sandra Godoi, coordenadora da efetivação da agenda no Município. “Nos futuros editais para compra de material para a Prefeitura, pode-se especificar que a madeira empregada no produto deve ter procedência certificada”, exemplificou.


Segundo o diretor de Educação Ambiental, Carlos França, a agenda, além de estimular a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais, também promove a economia de recursos naturais com a conseqüente redução com gastos institucionais.  “A distribuição dos copos permanentes ajuda a sensibilizar os servidores públicos sobre a importância da redução do consumo de produtos não duráveis. E isso pode ser ampliado à redução de energia elétrica e ao emprego de papel”.


Em 25 de julho de 2018, o decreto municipal 10.826 criou o Grupo de Trabalho de Diretrizes de Sustentabilidade, aderindo à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A sigla se refere aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e às três instâncias de governo (Municipal, Estadual e Federal) que podem desenvolver a agenda.


Logo A Tribuna
Newsletter