Foram quase três meses de acompanhamento até a sua recuperação (Divulgação/Instituto Gremar) Após 70 dias de reabilitação, um cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) que havia sido resgatado pela Fundação Florestal após ser atropelado na Rodovia Caminhos do Mar, em Cubatão, foi reintegrado à natureza. O acidente aconteceu em 24 de janeiro. No mesmo dia, ele foi transferido para a base de recuperação do Instituto Gremar, no Guarujá, onde passou por todo o tratamento. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! Em nota, a instituição explicou como foi o processo de melhora do animal. “Os exames iniciais apontaram um prognóstico desfavorável, com grau de consciência reduzido, sinais neurológicos graves e várias linhas de fratura, dentre elas na têmpora e em três vértebras, o que demandou a imobilização da cervical por 30 dias”. Durante este período, o cachorro-do-mato permaneceu em espaço restrito. Ao término desta etapa do tratamento, “uma nova avaliação radiográfica foi realizada e apontou uma evolução favorável do quadro, com cicatrização completa das fraturas”, explicou o Gremar. Melhora Com a melhora do cachorro-do-mato, ele foi transferido para um espaço externo. O local contava com folhas e espaços onde ele podia entrar. Lá, o cachorro demonstrou a retomada dos instintos naturais da espécie, alimentando-se espontaneamente e respondendo positivamente aos estímulos, com diversos itens, de diferentes graus de dificuldade. O animal foi solto no Parque Estadual Serra do Mar, em Cubatão. “Na avaliação dos veterinários e biólogos, a sequela decorrente do trauma não influenciará sua sobrevivência em vida livre”, finalizou o Instituto.