Kayo Amado celebrou, como último ato à frente do conselho, a assinatura de uma ordem de serviço para o desassoreamento dos canais das avenidas Dr. Alcides de Araújo e Penedo (Sílvio Luiz/AT) O Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) tem novo presidente: o prefeito de Peruíbe, Felipe Bernardo (PSD). Ele foi eleito ontem, em reunião no Rocket Sea Club, em São Vicente. Ele sucede o prefeito vicentino Kayo Amado (Pode), que ocupou o cargo por dois mandatos consecutivos — o primeiro a ser reeleito na história do colegiado. O mandato tem duração de um ano. Bernardo disse que buscará dar mais visibilidade aos municípios do Litoral Sul. “Acho que o prefeito Kayo Amado fez um grande trabalho à frente do Condesb, mas temos muitos desafios, ainda, para serem solucionados.” Segundo o prefeito, sua gestão dará atenção a questões como macrodrenagem, subfinanciamento dos municípios, turismo regional e gestão de resíduos sólidos. O novo presidente do Condesb também reforçou a necessidade de união das cidades em prol da região metropolitana, que em 30 de junho completará 30 anos de existência oficial. “A Baixada Santista não é composta por municípios isolados, mas sim, uma região integrada, e assim tem que ser. Quando há um avanço, todos ganham”, afirmou. Bernardo disse que buscará dar mais visibilidade aos municípios do Litoral Sul (Sílvio Luiz/AT) Balanço Ao analisar seus dois anos à frente do Condesb, Kayo Amado celebrou, como último ato à frente do conselho, a assinatura de uma ordem de serviço para o desassoreamento dos canais das avenidas Dr. Alcides de Araújo e Penedo. A obra integra o programa Rios Vivos, do Governo Estadual e visa a amenizar alagamentos nessa região. “Em 2024, começamos a correr atrás do Governo do Estado, questionando por que a Baixada Santista não conseguia acessar o Rios Vivos. Passado um tempo, fomos vencendo as burocracias e, hoje, na última reunião, consigo fechar com chave de ouro, fazendo essa assinatura”, disse. Amado acrescentou que gostaria que outros municípios também tivessem assinado contratos com o Estado relacionados ao Rios Vivos. Antes de São Vicente, Peruíbe já havia passado pelo desassoreamento emergencial do Rio Preto. Amado acrescentou que gostaria que outros municípios também tivessem assinado contratos com o Estado relacionados ao Rios Vivos (Sílvio Luiz/AT) “Gostaria que todos os municípios tivessem conseguido assinar juntos, mas, não sendo possível, asfaltamos o caminho e abrimos as portas para que os municípios tivessem direito de acessar esse recurso”, afirmou. Ainda sobre seu período à frente do Condesb, Amado destacou a liberação de recursos para que sete municípios da região pudessem contratar um plano de gestão integrada da orla da praia, e a entrega da ciclovia da Avenida Tupiniquins — o que ocorreu ontem —, ligando São Vicente e Praia Grande. Conforme Amado, o plano para a orla “vai orientar o desenvolvimento da praia. Cidades do Nordeste já fizeram isso e conseguiram se desenvolver muito. A secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, destacou que o Governo do Estado, por meio da Agência Metropolitana (Agem), pretende intensificar ações de desassoreamento e iniciativas voltadas à macrodrenagem da região (Sílvio Luiz/AT) Presente à reunião do Condesb, a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, destacou que o Governo do Estado, por meio da Agência Metropolitana (Agem), pretende intensificar ações de desassoreamento e iniciativas voltadas à macrodrenagem da região. Segundo ela, serão investidos R\$ 9,4 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).