Comércio comemora ampliação do horário de funcionamento na Baixada Santista

Governo do Estado autorizou funcionamento de estabelecimentos por 8 horas. Até então, eram permitidas apenas 6h

Por: Nathália de Alcantara  -  20/08/20  -  11:28
  Foto: Matheus Tagé/AT

Bares, restaurantes, padarias, salões de beleza, barbearias, academias, atividades culturais, eventos, convenções, shoppings, comércio de rua, escritórios e concessionárias de veículos poderão funcionar 8h por dia a partir de sexta-feira (21), segundo autorização do Governo do Estado. Até então, eram permitidas apenas 6h. Agora, cada cidade decidirá se adotará essa flexibilização.


Os empresários poderão escolher se adotam uma jornada contínua ou fracionada, respeitando o limite de 8h diárias.


O consumo local em restaurantes e similares continua permitido só em ambientes arejados ou ao ar livre, com obrigatoriedade de assentos. Os clientes não podem ficar em pé, para evitar aglomerações.


A ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade dos assentos e o fechamento precisa acontecer até as 22h, com todos os cuidados estipulados. Funcionários e clientes devem usar máscara em todos os ambientes, tirando apenas no momento da refeição.


Segundo o prefeito de Santos e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), Paulo Alexandre Barbosa, as demais cidades da região têm autonomia para analisar e implementar a flexibilização do Plano São Paulo. Ao lado, veja a decisão das prefeituras.


Comemoram


O presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista (SincomércioBS), Omar Abdul Assaf, comemora a decisão de ampliação de horário.


“Quanto mais tempo deixarem o comércio aberto, menos aglomeração nós teremos. Temos lutado por isso desde o começo, mas o assunto parece ter virado uma briga de egos”.


Para ele, a novidade é uma decisão sensata, já que o comércio não abre todo no mesmo horário. “É bom dque cada um fique livre para fazer o seu funcionamento da maneira que achar melhor”.


Segundo o presidente da CDL Santos-Praia, Nicolau Obeidi, a medida será muito positiva principalmente para os shoppings.


“No horário atual, os clientes não pegam nem o almoço nem a janta. As pessoas vão ao shopping para a praça de alimentação e o resto é puro impulso”.


A possibilidade de ter mais tempo para resolver assuntos pendentes na rua também ajudará a diminuir a aglomeração de pessoas, segundo ele.


“Isso diminuirá o fluxo de pessoas rodando no mesmo ambiente. É quase como voltar à normalidade. Também é importante todos terem condições iguais, com as mesmas chances”.


Quem concorda com ele é o presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco. “É uma excelente notícia e tem dois aspectos. O primeiro deles é a continuidade do processo de abertura, estendendo o horário e possibilitanto que o comércio fique mais tempo à disposição do consumidor”.


Já o segundo aspecto, para ele, tem a ver com a saúde de clientes e funcionários. "Quanto maior o tempo de abertura, menor o risco de aglomeração. Mas a grande expectativa desta semana é a região entrar na Zona Verde na sexta-feira (21), possibilitando mais gente nos estabelecimentos”.


Cidades


Bertioga: O decreto regulamentando o horário de funcionamento dos comércios ampliado será publicado nesta sexta-feira (21) e passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira


Cubatão: Os estabelecimentos comerciais já estão autorizados a funcionar 8h por dia com redução de fluxo de pessoas e adotando as medidas sanitárias obrigatórias


Guarujá: Avalia a possibilidade de alteração no horário


Mongaguá: Avalia, por intermédio do Gabinete de Prevenção à Covid-19, a elaboração de um decreto municipal que siga as determinações do Governo do Estado


Peruíbe: Publicará novo decreto nesta quinta-feira (20) regulamentando essa nova liberação


Santos: Aguardará a publicação do decreto estadual para avaliar as eventuais adequações no horário de funcionamento dos comércios e prestadores de serviços 


São Vicente: Adotará a ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos para 8h diárias. A mudança acontecerá já na semana seguinte ao anúncio feito pelo Estado


* As prefeituras de Itanhaém e Praia Grande não responderam até o a publicação desta matéria


Logo A Tribuna
Newsletter