Ciclone Bomba e duas frentes frias encerram inverno na Baixada Santista

Chuvas, vendaval de até 70 km/h e queda nas temperaturas serão sentidas nos próximos dias e com possibilidade de precipitação no final de semana

A reta final do inverno será marcada por possibilidade de alto volume de chuvas e forte rajada de ventos nas cidades da Baixada Santista. A reviravolta nas condições climáticas, em relação ao final de semana de calor, se deve à aproximação de dois fenômenos: um ciclone bomba que se forma sobre o alto-mar e frentes frias (duas ao longo da semana), todas vindas da região Sul do País. 

Assine o Portal A Tribuna agora mesmo e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos

De acordo com meteorologistas, o ciclone bomba não vai passar pelo Estado de São Paulo. Contudo, a ‘borda’ do fenômeno climático deve se aproximada da faixa do litoral paulista. Com isso, devem ser sentidas rajadas de ventos com até 70km/h nas cidades da Baixada Santista e litoral Sul paulista.

Segundo o Instituto Climatempo, a formação do ciclone e o deslocamento de uma frente fria pelo alto mar, pode provocar chuva de forma pontual em áreas do litoral paulista na segunda-feira (14). A combinação desses dois fenômenos climáticos fez com que as cidades da região amanhecessem sob névoas. E, com isso, a travessia de balsas foi suspensa nas primeiras horas da manhã (sendo liberado por volta das 7h50 desta manhã).

Para essa segunda-feira, os termômetros devem marcar até 33º no começo da tarde. Depois, as temperaturas ficam mais amenas, registrando mínimas de 21º à noite. Os modelos matemáticos sinalizam até 55% de chuvas para essa tarde, embora ao ar deve se manter seco, abaixo de 60% de unidade relativa – marca recomendada como segura para atividades físicas ao ar livre, conforme parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Nessa terça-feira (15), a frente fria se aproxima da região e derruba as temperaturas, que não vão passar dos 21º. Deve chover, mas sem riscos de tempestades. Na quarta-feira (16), está prevista uma breve melhora nas condições climáticas, com o sol aparecendo entre nuvens e termômetros acima dos 25º. 

Já a segunda frente fria da semana passa pelo litoral paulista a partir de quinta-feira (17). Essa terá força superior a primeira, com potencial para provocar chuva mais intensa que podem se estender até o final de semana, com queda nas temperaturas.

Tudo sobre: