Caminhoneiros e portuários terão prioridade em campanha de vacinação contra gripe

Anúncio foi feito pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas em coletiva do Governo Federal nesta segunda (30); categorias entraram na lista prioritária por prestar serviço essencial durante epidemia

Por: Por ATribuna.com.br  -  31/03/20  -  16:43
Trabalhadores com mais de 60 anos ou que integram grupo de risco vão receber indenização
Trabalhadores com mais de 60 anos ou que integram grupo de risco vão receber indenização   Foto: Carlos Nogueira/AT

Caminhoneiros e portuários serão as próximas categorias prioritárias da campanha de vacinação contra a gripe. Esses trabalhadores serão imunizados depois de encerrada a agenda para idosos e profissionais de saúde. O novo cronograma foi anunciado nesta segunda-feira (30), durante coletiva de imprensa com ministros do Estado, em Brasília.


O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, comunicou a decisão e reforçou a necessidade de ações preventivas de combate ao coronavírus para as duas categorias que seguem operando em todo o Brasil.


“Os profissionais de transporte terão esse suporte. Eles entram na prioridade assim que acabar a vacinação dos idosos e dos profissionais de saúde. Isso é muito importante porque vai garantir esse conforto a mais aos trabalhadores que estão prestando um grande serviço ao nosso país. É o nosso dever garantir essas condições", afirmou Tarcísio.


O ministro também informou que a campanha do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), que está com 130 postos de atendimento a caminhoneiros em rodovias de todo o país com orientações e a entrega de produtos de higiene e alimentação aos profissionais.


Tarcísio afirma contar com esta mesma estrutura para auxiliar na oferta de vacinas aos profissionais do transporte rodoviário. A Frente Parlamentar Mista de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT) também se dispuseram a ajudar com a organização.


Testes rápido


O Ministério da Infraestrutura também está auxiliando o Ministério da Saúde na logística de distribuição dos primeiros 500 mil kits de teste rápido para o Coronavírus.


O lote faz parte de um montante de 5 milhões de itens adquiridos e doados pela Vale e chegou ao Brasil nesta segunda (30), às 17h30, no Aeroporto de Guarulhos. O material já tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já foi liberado para o centro de logística do Ministério da Saúde em São Paulo.


O MInfra foi responsável por garantir a oferta de linhas aéreas essenciais para o despacho do material entre os estados e também deve atuar em suporte quando houver lacunas na distribuição. O ministro Tarcísio está em contato com os estados através do Conselho Nacional de Secretários de Transportes (Consetrans) e conta com a possibilidade de usar aeronaves e veículos oficiais, além do apoio das Forças Armadas.


Logo A Tribuna
Newsletter