
O local tem sido solo fértil para a proliferação de baratas, ratos e escorpiões (Reprodução/Acervo Pessoal)
Um morador denunciou o acúmulo de lixo em frente à sua residência na Rua Braz Cubas, no Jardim Paulista, em Bertioga, no litoral de São Paulo. De acordo com o homem, o problema tem tornado o local propício para a proliferação de baratas, ratos e escorpiões. (Veja em vídeo mais abaixo)
O aposentado Fernando César Tomazoni, de 62 anos, afirma que o problema persiste há meses e tem colocado em risco a saúde dos moradores do bairro. O ex-funcionário público, que reside em São Paulo, utiliza a propriedade como casa de veraneio e afirma que os vizinhos também já relataram a presença frequente de escorpiões no local.
“O descarte é feito constantemente na região, e os ratos e baratas são um problema recorrente. O Poder Público precisa tomar providências, já que a coleta é feita três vezes por semana, mas o detalhe é que os sacos de lixo ficam na rua”, revelou.
Diante do problema, Fernando decidiu ingressar com uma ação no Ministério Público para exigir a resolução da situação. Ele revela que, em outros bairros da cidade, também é possível observar esse cenário.
Resposta
Em nota, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, disse que a Rua Brás Cubas.possui coleta regular de resíduos orgânicos, a qual é realizada de segunda a sábado.
"O acúmulo de lixo no local decorre do descarte irregular de materiais como embalagens de papelão, restos de poda, embalagens plásticas, madeira e entulho de construção civil", afirma a Prefeitura.
Ainda conforme a Administração Municipal, já foi realizada a limpeza do local. A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população para evitar o descarte irregular, orientando para que os "materiais inservíveis sejam descartados corretamente", promovendo a destinação adequada.
Denúncias
Os moradores podem acionar a Ouvidoria Municipal para denunciar o descarte irregular de lixo em Bertioga, por meio da fiscalização ambiental da cidade, pelo telefone (13) 3319-8000.
Assuntos relacionados