EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

18 de Julho de 2019

Prefeitura de Bertioga altera linhas de ônibus municipais

Mudanças foram nas linhas 02 e 09 do transporte coletivo

As linhas 02 e 09 do transporte público municipal de Bertioga, no sentido Centro-Boracéia, sofrerão mudanças no percurso a partir de 11 de maio.

A linha 09 terá aumento no número de viagens, de 28 para 49 por dia. Já a linha 02 contará com novo ponto de partida, o bairro Vicente de Carvalho II, o que diminui o percurso em 15 minutos.

As melhorias foram estudadas pela prefeitura junto à Viação Bertioga e receberam aprovação da Comissão de Estudos e Análise de Transporte Coletivo Urbano (CEAT).

De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte, Ivan de Carvalho, o maior número de exigências dos passageiros é referente às duas linhas com destino a Boracéia. “Serão as primeiras a receber a proposta de mudança, mas também estamos estudando a 18-São Lourenço. A 930-Guarujá está sendo estudada de forma especial. Tudo isso para que todos os ônibus que atendem o município tenham percursos dinâmicos”, informa.

Além dos novos itinerários, a população também conta com a “Linha do Povo”, por meio do WhatsApp (13) 99711-9321. O número recebe, via mensagem de texto ou áudio, sugestões e reclamações dos passageiros. A prefeitura também monitora o transporte coletivo municipal via GPS, o que torna possível acompanhar, por exemplo, o horário em que cada veículo passou pelos pontos e o cumprimento dos horários e percursos definidos.

Mudanças nas linhas:

Linha 02

Atualmente, o tempo médio do percurso é de 1h25. Com a mudança, diminui para 1h10. O novo caminho tem como ponto de saída Vicente de Carvalho II, eliminando o trecho Balsa até a Avenida 19 de Maio, o que apresenta as seguintes vantagens:

- Redução do tempo médio de viagem em 15 minutos;

- Ajuste do tempo médio de intervalo entre cada viagem para 38 minutos. Nos horários de pico, cai para 30 minutos;

- Segundo levantamento realizado pela Viação Bertioga, atualmente, 86% do embarque e desembarque de passageiros da linha 02 acontece no trecho de Vicente Carvalho a Boracéia. O trajeto Balsa-Avenida 19 de Maio é utilizado apenas por 14% dos usuários, e será coberto pela linha 09, que recebe a vantagem no aumento de viagens.

Linha 09

Hoje, o tempo médio entre cada viagem é de 70 minutos, e o total do caminho é 1h10, nas 28 viagens feitas por dia. Com a mudança, a espera cai para 45 minutos e o número de viagens diárias aumenta para 49.

O novo percurso mantém o ponto de saída na Balsa e segue direto pela Avenida Anchieta até a rotatória da Rua Antônio Rodrigues de Almeida, seguindo para o Pronto Socorro, retornando para a Avenida Anchieta pela Rua Rafael Costábile e segue para Boracéia sem qualquer outra alteração. As vantagens são:

- O número de viagens aumenta de 28 para 49;

- Reduz o tempo de intervalo de 70 para 45 minutos;

- A alteração no percurso Balsa até o Pronto Socorro é para atender os quatro pontos da Avenida Anchieta, antes atendidos pela linha 02.