Agências da Caixa ainda registram fila sem distanciamento mínimo na Baixada Santista

Essa e outras medidas fazem parte de recomendação feita pelo Ministério Público Federal para evitar aglomeração nas unidades

Por: Rosana Rife  -  05/05/20  -  01:06
  Foto: Alexsander Ferraz/AT

As filas nas portas das agências da Caixa Econômica Federal parece não ter fim na Baixada Santista. Mesmo menores, a espera do lado de fora das unidades ainda foi grande nesta segunda-feira (4) e não havia distanciamento mínimo de dois metros sendo cumprido, conforme recomendação feita pelo Ministério Público, na semana passada, para evitar a proliferação de casos de coronavírus. A medida  prevê ainda fornecimento de álcool em gel, distribuição de senha e até agendamento de horário para atendimento.


O pagamento do auxílio emergencial e outras pendências têm tirado muita gente de casa rumo a uma unidade bancária. É o caso de  Guilherme Oliveira, 21 anos. Ele percorreu várias  entre São Vicente e Santos, em busca de atendimento em um local com menos movimento. Acabou optando pelo posto da Vila Mathias.


“Vi aglomeração em várias agências. Parei aqui porque tinha menos gente. Preciso ver o seguro-desemprego”.


O pintor Marcos Rosa, 36 anos, conta que também teve de ir a uma agência pela segunda vez. “Preciso de um cartão e só dava para resolver na agência. Enfrentei fila e aglomeração há 15 dias e acho que não está muito diferente hoje. Ninguém veio nos dar orientação”.


Situação semelhante passa a ajudante de serviços gerais Maria Auxiliadora Carvalho, 52 anos. “Preciso desbloquear o meu cartão e não consigo fazer por telefone. Tive de vir à agência. Mas não tem ninguém coordenando fila ou dando orientação”.


Resposta


Em nota, a Caixa informou que todas as agências da Baixada Santista contam com vigilante para auxílio na organização das filas externas e que as agências com maior movimento contam com dois vigilantes, além de empregados e recepcionistas.


A Caixa ainda ressaltou que buscou auxílio junto aos entes públicos para minimizar as ocorrências nas filas. O município de Mongaguá disponibilizará uma tenda na parte exterior da agência do município para comodidade e organização da espera dos clientes. Os municípios de Praia Grande, Guarujá e Bertioga disponibilizarão a Guarda Municipal para auxílio na organização das filas. Outras medidas estão em negociação com outros municípios da região.


Além disso, o banco disse que reforçou o protocolo de limpeza e higienização das unidades, priorizando a limpeza das superfícies de contato humano, portas de entrada, maçanetas e vidros do entorno, teclados dos caixas eletrônicos, balcões de caixa e estações de trabalho, cadeiras e longarinas dos clientes, portas dos banheiros, torneiras e aparelhos sanitários com periodicidade mínima de 6 vezes ao dia, além da disponibilização de álcool gel para empregados e clientes.


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