EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

21 de Novembro de 2018

Santos precisa vencer ameaçados para conseguir vaga na Libertadores

Dos últimos seis jogos do Peixe, quatro são contra equipes que lutam para não cair

Santos precisa superar fantasma dos ameaçados para ir à Libertadores (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Na luta por vaga na próxima Libertadores, o Santos, sétimo colocado, tem pela frente, nas seis rodadas finais do Brasileiro, quatro adversários que lutam contra o rebaixamento: Chapecoense (19º, o próximo adversário, dia 12, no Pacaembu), América-MG (18º), Botafogo (14º) e Sport (16º). Os dois outros duelos são diante de Flamengo (3º) e Atlético-MG (6º), este último um concorrente direto na corrida à América.

Porém, conforme levantamento de A Tribuna, enfrentar equipes desesperadas não significa facilidade para o Santos. O aproveitamento do time nos últimos três anos contra adversários que vieram a ser rebaixados é de apenas 45%. 

Ao todo, foram 24 partidas, 72 pontos disputados e apenas 33 conquistados. Desses 24 jogos, o Peixe venceu nove, empatou seis e perdeu nove. 

Dos 12 compromissos em casa, em 2015, 2016 e 2017, o Santos venceu oito, empatou dois e perdeu dois. Isso significa que dos 36 pontos, o clube conquistou 24 (66% de aproveitamento). Já nos duelos fora de casa o rendimento deixou muito a desejar. Dos 36 pontos, o Santos obteve apenas 10 (24% de aproveitamento), com quatro derrotas, sete empates e somente uma vitória. 

41% em 2018

Para carimbar o passaporte à Libertadores, os comandados de Cuca não podem nem pensar em perder pontos diante dos ameaçados Chapecoense, América-MG, Botafogo e Sport. Por isso, o desempenho precisa ser superior aos 41% obtidos no primeiro turno contra esses mesmos adversários. 

Dos 12 pontos disputados contra essas equipes na atual edição do Brasileiro, a equipe conquistou apenas cinco, resultantes da vitória por 3 a 0, em casa, sobre o Sport, e dos empates em 0 a 0, fora de casa, contra Botafogo e Chapecoense. A derrota ocorreu na Vila, por 1 a 0, para o América-MG.