Santos pretende construir muretas nas passarelas do túnel do VLT no José Menino

Plano da administração é para afastar pessoas em situação vulnerável e usuários de drogas do local

Por: Matheus Müller  -  29/01/21  -  13:00
Parte dos que ficam nas passarelas laterais são usuários de drogas
Parte dos que ficam nas passarelas laterais são usuários de drogas   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Representantes da Prefeitura de Santos e do Estado retomaram a ideia de construir muretas nas passarelas laterais do túnel por onde passa o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no José Menino. A proposta, que surgiu em 2019, tem como objetivo impedir a permanência de pessoas em situação de rua, sujeita a acidentes e parte delas usuária de drogas. Um cronograma de obras deverá ser definido na segunda quinzena de fevereiro.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A vereadora Audrey Kleys (PP) convocou uma reunião, realizada há uma semana no auditório da Sabesp, no mesmo bairro. Participaram integrantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Polícia Militar e das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Segurança, Serviços Públicos, Governo, Saúde e da Ouvidoria.


A vereadora entende que a situação exige cooperação entre Santos e São Vicente, pois o lado oposto do túnel concentra a maior parte dos moradores em situação de rua e usuários de drogas.


A Prefeitura vicentina diz estar disposta a encontrar soluções conjuntas com a de Santos. Representantes de São Vicente devem participar do próximo encontro.


Observação


Na segunda-feira, a Reportagem esteve no local. Viu guardas civis municipais perto da estação do VLT, na entrada do túnel e conversou, sob condição de anonimato, com moradores e trabalhadores dos arredores.


Embora nenhum dos entrevistados tenha dito que sofreu problemas diretamente com pessoas em situação de rua, um deles — um comerciante — ressaltou que ao menos quatro carros foram arrombados neste mês, na Rua Santa Catarina. A situação lhe causa prejuízos, pois, segundo ele, afastam-se clientes.


Para a vereadora Audrey Kleys, o cenário havia melhorado a partir de 2019, quando um grupo formado por membros das entidades que voltaram a debater agora havia conseguido soluções. Porém, com a pandemia de Covid-19, a situação se agravou.


No ano retrasado, houve melhora na iluminação, permanência de equipes da Guarda e da Polícia Militar nas proximidades, instalação de câmeras de segurança e a criação de um parque.


Audrey afirma que o trabalho com pessoas em situação de rua já ocorre e demanda cuidados especiais, mas as secretarias de desenvolvimento Social e Saúde “vão intensificar esse acompanhamento ao lado do projeto (das barreiras) para que eles (moradores em situação de rua) não migrem para outros lugares”.


A vereadora afirma que, na reunião do dia 22, a Secretaria de Saúde citou a necessidade de ter uma unidade volante. Enquanto uma equipe, em um veículo, conversasse com pessoas em situação de rua, outro veículo transportaria aqueles que aceitassem atendimento a um equipamento público.


Túnel do José Menino faz parte do percurso do VLT entre São Vicente e Santos
Túnel do José Menino faz parte do percurso do VLT entre São Vicente e Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Respostas


A EMTU, responsável pelo VLT, informou que a Prefeitura deSantos é responsável peloprojeto de requalificação dotúnel. “O Município apresentou sugestões de alterações noprojeto inicial feito pela EMTU. Essas alterações estão emanálise pela área de engenhariada empresa”, mencionou, em
nota. A Tribuna apurou que aPrefeitura sugere instalar blocos de concreto nas laterais do túnel, evitando que pessoas caminhem e permaneçam dentro dele.


A Prefeitura afirma limpar a região, ter recuperado o entorno do túnel e reforçado a segurança. “A área foi reurbanizada e ganhou uma praça. Desde o final de 2019, o local é monitorado, ininterruptamente, das 7h às 19h, pela Guarda Civil Municipal, e das 19h às 7h, pela PM. (...) A área também está inserida no roteiro da equipe de abordagem social, que oferta à população de rua orientações e encaminhamento aos serviços públicos”. A Polícia Militar não se manifestou.


Logo A Tribuna
Newsletter