Prova dos 10 KM Tribuna FM-Terracom terá largada neste domingo em Santos

Mais de 14 mil pessoas se inscreveram para participar da corrida

Por: Redação  -  14/05/22  -  07:52
Largada acontecerá na Rua João Pessoa, no Centro
Largada acontecerá na Rua João Pessoa, no Centro   Foto: Nirley Sena/Arquivo/AT

Está chegando a hora. Neste domingo (15), a partir das 7h35, será disputada a 36ª edição dos 10 KM Tribuna FM-Terracom. Mais uma vez a festa está garantida nas ruas e avenidas de Santos. Afinal, são 14.505 inscritos para correr ou caminhar ao longo de um percurso plano com o apoio do público. Como de costume, a largada será na Rua João Pessoa, e a chegada na Praça das Bandeiras. O trajeto é plano, ao nível do mar, em vias largas, sendo os dois últimos quilômetros pela orla da praia.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“Esperamos uma grande prova novamente, com os atletas de ponta buscando a vitória, os amadores em busca de seus recordes pessoais e a grande festa dos pelotões, os grupos uniformizados. A animação deles contagia do início ao fim”, disse Marcos Clemente Santini, diretor-presidente de A Tribuna, corredor e diretor da prova.


De acordo com a programação, a primeira largada será às 7h35, com os atletas PCD (pessoas com deficiência). Na sequência, vêm a elite A masculina, elite A feminina, elite B e o pelotão premium. Por último, é a vez do pelotão geral.


Entre as equipes uniformizadas, já tradicionais, destaque para a Cesari, que pelo quarto ano seguido responde pela mais numerosa. São 826 participantes, entre colaboradores e seus familiares – a empresa de logística tem sede em Cubatão. Em seguida, vêm Rede Litoral de Supermercados, com 383, DP World (300), Santos Brasil (290), BTP (280) e UP Academia! (217).


Entre os corredores, destaques do Brasil e do exterior. A região estará representada por Maurício Santana, que foi o melhor entre os atletas locais nas duas últimas edições. “A expectativa é melhorar o resultado do ano passado em questão de tempo e procurar me manter como o melhor atleta da Baixada Santista, conforme fui em 2019 e 2021. Quero aproveitar a prova da melhor maneira possível e fazer um bom tempo. No ano passado, fiz em 33 minutos e esse ano venho com o objetivo de igualar o tempo de 2019, quando completei o percurso em 31 minutos. Além disso, pretendo terminar entre 20 primeiros”, comentou o atleta.


No ano passado, os vencedores foram Wendell Jerônimo Souza e Franciane dos Santos Moura. Desde 2003, o Brasil não tinha duas vitórias no mesmo ano. O maior ganhador da prova é Marilson Gomes dos Santos. Hexacampeão, ele é também bicampeão da Maratona de Nova Iorque e tricampeão da Corrida de São Silvestre, entre outros feitos.


Kits

Hoje é o último dia para a entrega dos kits, que vêm com sacochila personalizada com número de peito com chip (utilizado para apuração dos resultados), camiseta alusiva à disputa e materiais promocionais. Quem ainda não pegou o seu deve ir à Leroy Merlin (Avenida Francisco Glicério, 206, no Campo Grande) das 9 às 18 horas e levar comprovante de inscrição e documento de identificação original com foto.


Na ocasião da retirada dos kits, é possível ajudar quem precisa. Na Leroy Merlin, há um ponto para a coleta de pares de tênis em desuso. Tudo o que for arrecadado será encaminhado para o Fundo Social de Solidariedade de Santos.


Dicas de alimentação

Uma boa participação nos 10 KM Tribuna FM-Terracom passa por vários fatores, entre eles a alimentação. A ingestão correta de alimentos na véspera da prova é importante.


Segundo Manuela Almeida, nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e pós-graduanda em Nutrição Esportiva Funcional, na véspera é interessante ingerir carboidratos simples.


“Eles irão formar uma reserva de energia e glicogênio para o dia da prova e melhorar o rendimento. Podemos pensar em uma macarronada com molho de tomate natural, peixe como tilápia ou filé de frango grelhado ou frango desfiado sempre sem gordura”, comenta.


De acordo com a nutricionista Raísa Barragam, o café da manhã e o almoço não têm tanta interferência. “O que vai mais contar é o que vai ser ingerido no final de tarde e à noite. A pessoa precisa de fontes de gordura boa e carboidratos (massas, pães e arroz) porque são fontes de energia e são os primeiros a serem queimados na corrida”, comenta.


“Não se deve consumir proteína de origem bovina, porque a digestão é muito longa e atrapalha o sono. O ideal é consumir mais frango, peixe e ovos (proteína). E beber muita água, mas não de uma vez só, e sim fracionar durante o dia. Também não se deve consumir alimentos que nunca consumiu antes, se você não souber do reflexo no seu organismo”.


Para o café da manhã do dia da prova, o recomendável é seguir o padrão da véspera. Mas Manuela faz outra ressalva. “Não se deve colocar muita fibra no café da manhã para não estimular demais o intestino antes da prova. Podemos pensar em ovos com tapioca, suco de uva integral, e também podemos liberar um pedacinho de bolo simples com geleia de frutas”.


Na prova, quem tem o hábito de ingerir energéticos precisa fazê-lo 20 minutos antes da largada. “Mas tem que estar habituado e saber o reflexo disso no corpo”, conta Raísa. “Água (é suficiente), principalmente se estiver calor. Uma prova de 10 km não exige reposição de carboidratos nem de bebidas isotônicas”, completa Manuela.


E depois da prova, o que é fundamental para repor as energias? “O contrário do pré-prova, com o consumo maior de proteína para recuperação muscular. E muita água”, frisa Raísa. “A alimentação pós-prova pode ser completa com carboidratos, legumes, proteínas, verduras e suco de frutas natural”, afirma Manuela.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter