Citröen anuncia lançamento do Novo C3, mas carro só chegará às lojas em 2022

Empresa não anunciou oficialmente o tipo de motorização que o veículo trará e nem o valor sugerido

Por: Reginaldo Pupo  -  21/09/21  -  06:36
 Citröen anuncia lançamento do Novo C3, mas carro só chegará às lojas em 2022
Citröen anuncia lançamento do Novo C3, mas carro só chegará às lojas em 2022   Foto: Divulgação

A francesa Citröen anunciou na última semana a chegada do Novo C3, mais moderno, conectado e pensado para os consumidores brasileiros. Os amantes da marca, no entanto, terão que aguardar até o primeiro trimestre de 2022, quando deverá chegar às concessionárias.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O anúncio global foi feito na última quinta-feira (16). O novo modelo já deveria estar rodando pelas ruas brasileiras, mas o atraso ocorre, segundo informações que circulam no mercado automotivo, porque a produção do novo modelo será feita simultaneamente com uma fábrica da marca na Índia. E, por lá, a montagem ocorrerá somente a partir de dezembro deste ano. A falta de componentes também seria um dos motivos.


A Citröen não anunciou oficialmente o tipo de motorização que o veículo trará e nem o valor sugerido. Especula-se no mercado que as versões mais baratas terão o motor 1.0 Firefly de três clindros 6V flex, o mesmo utilizado pelo Fiat Argo. Ele rende 72/77 cv de potência e 10,4/10,9 kgfm de torque na gasolina e etanol, respectivamente.


O mercado automotivo também especula que as versões mais caras devem vir equipadas com motor 1.6 de quatro cilindros EC5 flex, que rende 115/118 cv e 15,4/15,5 kgfm, com câmbio automático de seis velocidades.


Chamariz
Mas o novo estilo certamente irá chamar a atenção por onde circulará. Ele tem um capô elevado e a estrutura da face dianteira que reforça a impressão de largura.


Outros atributos marcantes da Citroën estão presentes no Novo C3, como a forma do capô moldada junto ao logotipo da marca e o desenho da grade dianteira.


Os faróis são compostos por dois elementos separados, com as lanternas, os indicadores de direção e as luzes diurnas no nível superior, os faróis de luz alta e de luz baixa e o DRL. A assinatura luminosa traseira também é marcante e reproduz as duas linhas horizontais, formando um triângulo.


Produzido no Brasil, na fábrica de Porto Real (RJ), o Novo C3 atenderá o mercado local e também será exportado para toda a América do Sul. O segmento B-Hatch representou no ano passado 30% do mercado total no Brasil e 26% na Argentina e o posicionamento do Novo C3 faz dele um carro acessível dentro do maior segmento do mercado.


Lacuna
O carro vem preencher essa importante lacuna ao se revelar moderno e versátil, ideal para jovens que buscam uma alternativa autêntica e original e para famílias que usam o veículo em seu dia a dia, bem como para viagens de fim de semana.


A visão de perfil também valoriza o Novo C3, conferindo-lhe uma personalidade moderna. As laterais são musculosas e ostentam painéis de proteção esculpidos na carroceria, bem como robustos para-lamas e que garantem ainda mais imponência ao veículo.


As grandes rodas, a altura livre do solo elevada, as molduras pretas das caixas de rodas, as barras de teto são elementos inspirados nos SUVs e que dão mais atitude ao modelo. O Novo C3 faz um convite para sentar-se diante do volante e curtir tudo aquilo que é muito mais do que um hatch convencional.


A altura livre do solo mais elevada foi projetada para evitar choques em estradas de diferentes condições de rodagem, bem como os generosos ângulos de ataque e de saída, altura em relação ao solo e o balanço dianteiro e traseiro do veículo. Detalhes estes, muito bem estudados para garantir um modelo robusto, mais valente e completamente adequado às nossas condições. Na América do Sul, as calçadas particularmente altas influenciam a definição dos para-choques e a Citroën disse ter ouvido o mercado.


Customização
O Novo C3 propõe uma paleta de cores variadas, bem como um catálogo de acessórios pensados para enriquecer e customizar a entrega. A escolha das cores, dos materiais, bem como sua resistência e os acabamentos foram definidos pelas equipes locais para melhor se ajustar às preferências dos clientes de cada mercado.


O modelo trará carroceria de duas cores, com uma linha de separação nítida entre a carroceria e o teto, disponibilizando um amplo leque de combinações. Assim, 13 opções de customização estão disponíveis na América do Sul, incluindo modelos de cor única e os modelos com opção de duas cores (carroceria de uma cor e teto de outra).


O Novo C3 dispõe de uma ampla gama de acessórios que oferece a possibilidade de imprimir um toque ainda mais pessoal ao veículo, por meio de um vasto catálogo de acessórios, baseado nas preferências dos clientes da região.


Espaço e conforto
O Novo C3 foi pensado para oferecer uma experiência fácil, única e prazerosa. Seus ocupantes sempre estarão confortáveis, além de contar com vários porta-objetos para seus pertences e, claro, permanecer conectados com seu smartphone, como se estivessem em casa.


No interior do carro o painel horizontal transmite imediatamente a boa sensação de espaço. O bem-estar é reforçado pelos bancos acolhedores, e pelo conforto de condução, fazendo da vida a bordo uma experiência agradável e relaxante.


Tudo isso é possível graças à sua arquitetura, dona de uma longa distância entre eixos, oferecendo uma excelente habitabilidade. Por exemplo, os ocupantes dos bancos traseiros dispõem de um dos melhores espaços para as pernas do segmento.


A tela touch screen de 10’’, a maior do segmento, segundo a Citröen, se destaca no painel de instrumentos, facilitando sua visibilidade e utilização. Ela dispõe da função wireless Mirror Screen, que projeta os aplicativos exibidos no smartphone do condutor.


Compatível com o Apple Carplay e o Android Auto, a navegação pelos aplicativos e conteúdos multimídia é facilmente efetuada, com o dedo na superfície tátil da tela ou por comando de voz. Finalmente, os comandos no volante oferecem um verdadeiro conforto em matéria de ergonomia e segurança.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter