Moradores de Praia Grande pedem regularização para obter água e energia: 'Eu quero é pagar'

Prefeitura informa que existe um projeto para regularizar a situação, mas que ainda não existe um prazo

Por: Por ATribuna.com.br  -  14/01/21  -  18:05
Prefeitura informa  que existe um projeto para regularizar a situação
Prefeitura informa que existe um projeto para regularizar a situação   Foto: Arquivo Pessoal

Sem água e luz há anos, os moradores de um trecho da Avenida Milton de Oliveira, localizada no Jardim Melvi, em Praia Grande, pedem providências para que a avenida seja regularizada pelo município, para que os serviços possam ser instalados. O problema causa transtornos aos moradores, impedindo a realização de tarefas simples como beber um copo de água, tomar banho e lavar louça.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Essa sugestão de reportagem foi feita pela internauta Elvira Nascimento. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


Elvira Nascimento mora na região com os sete filhos e conta que, junto com alguns vizinhos, conseguiu pegar água emprestada de uma casa localizada em outra via, mas depois que esse empréstimo parou, as coisas foram ficando cada vez mais difíceis.


Ela relata ainda que a falta total de água já persiste há quatro meses e que quem mais sofre com essa falta são as crianças "Precisa fazer a rede de água. Eu quero é pagar. Pelo menos pra gente ter água", diz.


Moradores armazenam a água em baldes
Moradores armazenam a água em baldes   Foto: Arquivo Pessoal

Márcia Moreira também reclama da situação e conta que os moradores precisam se virar para arranjar luz de outras formas. Durante à noite as moradoras ressaltam, ainda, que a rua fica no completo escuro, deixando os moradores inseguros.


Além da regularização, os moradores pedem a limpeza do canal, que fica na mesma avenida. Eles contam que que em dias de chuva costuma encher muito, por causa da falta de manutenção.


Canal acumula mato e precisa de limpeza, segundo os moradores
Canal acumula mato e precisa de limpeza, segundo os moradores   Foto: Márcia Moreira

Regularização


Procurada pela reportagem de ATribuna.com.br, a Prefeitura de Praia Grande informa que o trecho regulamentado da via inicia na Avenida Diamantino da Cruz Mourão e vai até a Rua Alexandre José de Melo Morais. A partir desta rua o trecho é um prolongamento não oficial da avenida e a área foi ocupada irregularmente. A Administração Municipal ressalta que há projeto para regularização do local, dentro do Programa Municipal de Regularização Fundiária. No entanto, que são necessários vários procedimentos e estudos e não há prazo para efetivar a ação.


Sobre a questão da limpeza da área, a prefeitura informa que está realizando a manutenção de todos os mais de 30 canais da Cidade e que, seguindo o cronograma de atuação, o equipamento citado deve receber a limpeza já nas próximas semanas.


Em relação à energia elétrica, a Elektro informa, que desde que os lotes citados estejam regularizados juntos à prefeitura e não causem nenhum dano ambiental, basta que os pedidos de ligação sejam feitos para a Elektro por meio dos canais de relacionamento da empresa. A concessionária reforça ainda, que já possui clientes ligados na Rua Milton Oliveira, nas imediações do número 30 ao 940.


Já sobre a implementação do saneamento básico, a Sabesp informa que já atende a Avenida Milton de Oliveira, em Praia Grande, entre as ruas Diamantino Cruz Ferreira Mourão e a Alexandre José de Melo Morais, onde os imóveis estão em áreas regularizadas. Para implantar sistemas de saneamento, é preciso processo de regularização urbana pelo município. Caso algum dos imóveis esteja regularizado, o morador pode solicitar a ligação de água por meio dos canais de atendimento da Sabesp. Caso contrário, deverá buscar esta condição junto à municipalidade.


Logo A Tribuna
Newsletter