EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

17 de Agosto de 2019

Nas montanhas dos elefantes: conheça resort de luxo na Tailândia

Premiado pelo Trip Advisor, resort no Sul do país oferece hospedagem em plena selva, em meio ao convívio com os enormes mamíferos

No aeroporto de Pucket, o visitante se depara com toda a agitação em torno do balneário mais badalado do país: uma imensa babel de turistas chega e parte, assediada por hordas de agentes de viagem e congêneres, oferecendo flyers, pacotes de estadia e todo tipo de serviços.

Embora a tentação de jogar-se nas incrivelmente paradisíacas praias da região seja grande, o destino final é uma Tailândia um tanto mais real e insólita: desvendar o Elephant Hills Camp – o primeiro resort de luxo tailandês voltado ao turismo de selva, localizado em Khao Sok, no Sul do país.

Não por acaso, contemplado pelo quarto ano seguido com o prêmio Traveler & Choice Award (escolha do viajante) do Trip Advisor, a bíblia do turismo.

Aos poucos, o burburinho urbano fica para trás e a Tailândia rural se revela: imensos campos de arroz, força motriz da economia thai, e a figura emblemática do camponês asiático, com seu largo chapéu de palha.

Thai de selva

A partir de Pucket, são cerca de duas horas de estrada em vans confortáveis rumo ao pioneiro resort thai de selva, onde as acomodações são tendas. Isso mesmo, tendas.

Rústico-chiques, totalmente confortáveis e equipadas, mas que passam aquele gostinho de safári. O que, aliás, é verdade, já que estamos literalmente no coração da floresta: o resort fica dentro do belíssimo Khao Sok National Park, a maior área de floresta virgem no sul da Tailândia.

A sensação de aventura é reforçada pelos trajes de selva da equipe do resort. E pelo transporte em picapes rumo às atrações mais distantes.

Vale o clichê: aqui, a natureza ao redor é de tirar o fôlego, com destaque para a fabulosa cadeia montanhosa logo ali, circundando a região (e onde, dizem, ainda há elefantes selvagens).

Ao todo, são cerca de 30 tendas, de diferentes tamanhos, em meio ao verde da mata, acessíveis por alamedas limpas e desobstruídas.

Perigos de animais? Praticamente inexiste, e mosquitos e outros bugs parecem dar uma trégua por aqui, enquanto o hóspede se sente um pouco Jim das Selvas, para ficar com uma referência televisiva das antigas.

Campos de elefantes

A poucos quilômetros do resort fica o campo de elefantes em si, a grande atração do resort. Dezenas deles, coordenados pelos mahouts, seus tratadores.

No Elephant Hills, o visitante experimenta o convívio direto com os dóceis gigantes: banhá-los com mangueiras, alimentá-los, conduzi-los para mergulhos nos lagos (eles adoram) etc.

Uma experiência tocante, prontamente denominada Elephant Experience. Tudo em segurança e dentro de éticas e práticas estritas. Paralelamente, aprende-se tudo o que (ainda) não sabemos sobre o colossal mamífero e sobre sua situação na Tailândia, em rápidas e bem-humoradas aulas, com tradução para quem não fala inglês.