Moro apresenta mensagens que provariam acusações contra Bolsonaro: 'Prezada, não estou à venda'

Registros foram apresentados no Jornal Nacional, da TV Globo

Por: Do Estadão Conteúdo  -  25/04/20  -  12:20
Atualizado em 25/04/20 - 12:24
Ex-ministro mostrou ao JN a imagem de uma troca de mensagens com a deputada federal Carla Zambelli
Ex-ministro mostrou ao JN a imagem de uma troca de mensagens com a deputada federal Carla Zambelli   Foto: Reprodução/TV Globo

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, apresentou ao Jornal Nacional, da TV Globo, prints de conversa que teve com o presidente Jair Bolsonaro na noite de quarta-feira (22), que provariam acusações feitas pelo ex-ministro mais cedo nesta sexta-feira (24).

Na mensagem, o presidente compartilha uma nota do site O Antagonista intitulada "PF na cola de 10 a 12 deputados bolsonaristas" e pede na sequência a Moro: "mais um motivo para a troca". A troca se referia à demissão de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal.

Em resposta, Moro corrigiu o presidente e afirmou que o inquérito citado por Bolsonaro é, na verdade, conduzido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. "Diligências por ele (Moraes) determinadas, quebras por ele determinadas, buscas por ele determinadas", respondeu Moro.


Indicação para o Supremo Tribunal Federal


O JN também cobrou de Sergio Moro provas de que ele não havia condicionado a troca no comando da Polícia Federal à sua indicação para o Supremo Tribunal Federal, uma acusação feita pelo presidente Bolsonaro no pronunciamento.


O ex-ministro mostrou ao JN a imagem de uma troca de mensagens com a deputada federal Carla Zambelli (PSL), aliada de primeira hora de Bolsonaro. Ela, inclusive, estava nesta sexta ao lado do presidente durante o pronunciamento.


Na troca de mensagens, Zambelli diz: "Por favor, ministro, aceite o Ramage", numa referência a Alexandre Ramagem, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ramagem é um dos candidatos do presidente para a Direção-Geral da PF.


Parte da deputada a proposta para que Sergio Moro aceite a mudança na Polícia Federal em troca da nomeação dele para o STF.


"E vá em setembro pro STF", enviou a deputada. "Eu me comprometo a ajudar", acrescentou. "A fazer JB prometer", completou.


Sergio Moro, então, rechaça a proposta: "Prezada, não estou à venda".


Carla Zambelli, então, continua a argumentar: "Ministro, por favor, milhões de brasileiros vão se desfazer"


Em seguida, ela responde à mensagem de Moro de que não estaria à venda. "Eu sei", diz. "Por Deus, eu sei", acrescenta.


"Se existe alguém que não está à verba é o senhor". A palavra "verba", neste caso, parece ser "venda", com erro de digitação.


Moro finaliza a conversa dizendo: "Vamos aguardar, já há pessoas conversando lá". Segundo o ex-ministro, era uma referência à tentativa de aliados de convencer Bolsonaro a mudar de ideia.

*com informações do G1


Logo A Tribuna
Newsletter