Diplomação de eleitos em São Paulo tem invasão de palco e muita confusão

Quatro deputados estaduais e dois federais representaram a Baixada Santista na cerimônia que aconteceu na Sala São Paulo

Por: Do Estadão Conteúdo, com informações de Matheus Muller  -  18/12/18  -  20:26
Ativista invadiu palco da Sala São Paulo e foi contido por seguranças
Ativista invadiu palco da Sala São Paulo e foi contido por seguranças   Foto: Rogério Soares/AT

A diplomação de políticos eleitos em São Paulo se transformou em confusão nesta terça-feira (18), na Sala São Paulo, onde a cerimônia é realizada. No momento em que a deputada estadual eleita Mônica Seixas (PSOL) foi chamada para receber o diploma, um grupo do coletivo Bancada Ativista invadiu o palco e tentou acompanhar a parlamentar no recebimento.


O grupo tem a tese de mandatos coletivos, defendendo que a cadeira conquistada pertence a um grupo, e não a uma pessoa. O ativista Jesus dos Santos insistiu em ficar no palco e discutiu com parlamentares e seguranças. O deputado federal eleito Alexandre Frota (PSL) chegou a empurrar Santos em meio à confusão.


Segundo a deputada Mônica Seixas, havia um acordo prévio com o Tribunal Regional Eleitoral para que a bancada coletiva recebesse o diploma com nove integrantes no palco. Jesus do Santos, no entanto, teria sido o único barrado por um dos seguranças, e também por Frota.


Segundo Carlos Eduardo Cauduro Padin, presidente do TRE-SP, Jesus do Santos agiu com "violência", pois desrespeitou uma ordem que teria sido dada anteriormente. "Toda vez que se desrespeita uma ordem, se viola esta ordem, é uma violência", disse.


Plateia


Durante a cerimônia, houve também uma "disputa de torcida" entre simpatizantes do PT e apoiadores do PSL, partido do presidente eleito Jair Bolsonaro. Quando os deputados estaduais do PT foram chamados para receber seus diplomas, houve vaias.


Alguns parlamentares gritaram "Lula livre" ao passarem pelo palco da Sala São Paulo, o que provocou aplausos de um lado e vaias de outro.


Os ânimos se exaltaram também, com vaias e aplausos, no momento de diplomação do deputado federal Eduardo Bolsonaro, um dos filhos do presidente eleito.


Representantes da Baixada


A cerimônia contou com seis representantes da Baixada Santista eleitos para representarem a região na Câmara dos Deputados e também na Assembleia Legislativa.


Primeiro, os deputados estaduais foram diplomados, entre eles Caio França (PSB), o mais votado da Baixada Santista; Paulo Corrêa Junior (PATRIOTA), que conseguiu reeleição; e os estreantes Professor Kenny (PP) e Tenente Coimbra (PSL).


Já entre os deputados federais eleitos que foram diplomados, dois estreantes da Baixada Santista: Rosana Valle (PSB) e Júnior Bozzella (PSL).


Logo A Tribuna
Newsletter