Prefeito de Guarujá é afastado do cargo após ser alvo da Polícia Federal

Válter Suman (PSDB) é investigado por suposto desvio de dinheiro na Saúde e Educação

Por: Daniel Gois e Sandro Thadeu  -  29/03/22  -  16:17
Atualizado em 29/03/22 - 16:53
Alvo da PF, prefeito de Guarujá foi afastado do cargo
Alvo da PF, prefeito de Guarujá foi afastado do cargo   Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

O prefeito de Guarujá, Válter Suman (PSDB), foi afastado do cargo após ser alvo de uma investigação da Polícia Federal que apura desvios de dinheiro na Saúde e Educação do Município. A informação foi divulgada pelo primeiro secretário da Câmara de Guarujá, Raphael Vitiello (PSD), durante sessão na tarde desta terça-feira (29).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Válter Suman teve o apartamento onde mora visitado por agentes da PF nesta terça (29), durante a segunda fase da Operação Nácar.


Em entrevista coletiva na sede da Polícia Federal, em Santos, a instituição informou que 31 endereços de Guarujá foram alvos de mandados de busca e apreensão na manhã desta terça.


"O investigado Válter Suman fica suspenso do exercício do cargo de prefeito do município de Guarujá até ulterior (posterior) deliberação", informou Nino Toldo, desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) em comunicado enviado ao Legislativo. O documento foi lido pelo primeiro secretário da Casa, Raphael Vitiello (PSD).


Operação Nácar

Válter Suman foi preso em 15 de setembro de 2021, na primeira fase da operação. Ele ficou custodiado por três dias e foi solto devido a uma determinação judicial. Na ocasião, o então secretário municipal de Educação, Marcelo Nicolau, também foi detido.


As ações da PF, que acontecem em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), apuram possíveis desvios de dinheiro público em contratos de licitação, intermediados por organizações sociais.


Logo A Tribuna
Newsletter