
Policiais encontraram duas câmeras escondidas em um poste de energia elétrica instalado em um beco, na esquina da Av. Brigadeiro Faria Lima com a Rua Kleber Facundo Leite, no Rádio Clube ( Foto: Divulgação/Polícia Civil )
Apontado como um dos líderes de uma facção criminosa que atua fortemente no Bairro Rádio Clube, na Zona Noroeste de Santos, Gabriel Moraes Lima, de 22 anos, conhecido como 'Do Gás', foi preso em flagrante na própria residência por policiais civis. A ação ocorreu na última quinta-feira (19), por volta das 7 horas. Com ele, a Polícia apreendeu celulares, documentos falsos e ainda localizaram duas câmeras de monitoramento camufladas em um poste de energia elétrica. Os equipamentos eram utilizados por criminosos para controlar a área.
Conforme o boletim de ocorrência registrado na 2ª Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Entorpecentes, da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Dise/Deic), policiais militares cumpriram mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Criminal de Santos na residência de ‘Do Gás', no bairro Rádio Clube, por volta das 7 horas. Ao chegar ao local, contando com o apoio de policiais do GOE, DEIC e DEINTER 6, a equipe encontrou o acusado dormindo, e efetuou a apreensão de três aparelhos celulares, uma porção de substância semelhante à maconha, pares de sandálias novas, sem nota fiscal, e diversos documentos pessoais, do tipo RG, em nome de terceiros.
Ainda de acordo com o BO, policiais interrogaram o marginal sobre o seu vínculo com o crime organizado, tráfico de drogas e armas de fogo, porém, ele negou qualquer envolvimento. Contudo, ao acessarem dois aparelhos celulares, os policiais encontraram conversas, imagens e vídeos mostrando contabilidade, anotações e diálogos de distribuição de drogas que apontam que Gabriel gerenciava diversas 'biqueiras'.
Em um dos diálogos verificados, o acusado dá ordens a outros subordinados, o que indica a sua posição de liderança na facção criminosa que domina a comunidade. Os policiais civis também verificaram uma conversa no aplicativo WhatsApp, no qual Gabriel negocia uma arma de fogo. Além disso, um vídeo mostra o criminoso apresentando partições de drogas dentro da própria casa.
Em relação às sandálias, os policiais civis reportaram que o marginal confessou ter comprado as mercadorias de um homem sabendo que haviam sido furtadas de um algum estabelecimento. O indiciado também declarou que já teria vendido uma parte dos calçados.
Quanto às câmeras, os agentes encontraram duas escondidas em um poste de iluminação instalado em um beco, na esquina da Avenida Brigadeiro Faria Lima e Rua Kleber Facundo Leite, no Rádio Clube. Eles suspeitam de que os equipamentos eram utilizados pela facção criminosa para monitorar a área e que poderiam, inclusive, estar transmitindo as imagens via internet. Mas, a perícia não foi acionada devido à impossibilidade de permanecer no local por muito tempo. Dessa forma, os próprios policiais retiraram as câmeras e o objeto que as ocultava.
Gabriel Lima foi indiciado por associação ao tráfico de drogas, integrar organização criminosa e receptação, no caso das sandálias apreendidas sem notas fiscais.
CPFL Piratininga
Em nota, a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL Piratininga), responsável pelo poste onde foram encontradas as câmeras, informou, em nota, que “está à disposição das autoridades para contribuir com a investigação do caso.
Assuntos relacionados