Invasão imobiliária próxima ao mar na Baixada Santista pode prejudicar ecossistema

Justiça suspendeu revogação de normas que reduziam proteção em áreas de preservação permanente, mas as ameaças permanecem

Por: Tatiane Calixto  -  01/10/20  -  11:42
Regiões de mangue e restinga poderiam sofrer com a especulação imobiliária, afirmam especialistas
Regiões de mangue e restinga poderiam sofrer com a especulação imobiliária, afirmam especialistas   Foto: Carlos Nogueira/AT

Por força de liminar, continuam a valer as resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) que delimitam faixas de proteção permanente em áreas de vegetação do litoral brasileiro e ao redor de represas. A Advocacia-Geral da União afirmou que avaliará medidas e, assim, a polêmica continua. Caso as resoluções sejam revogadas, especialistas apontam riscos ao ambiente. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A Baixada Santista, por exemplo, poderia sofrer com uma invasão imobiliária próxima ao mar e ter degradado um ecossistema de extrema importância. 


Uma das resoluções é a 303/2002. Ainda válido, o documento prevê uma faixa de proteção mínima de 300 metros em áreas de restinga do litoral e sobre toda a extensão dos manguezais. A norma também estabelecia faixas menores ao redor de lagos e nascentes. 


A revogação foi aprovada por maioria, com o voto favorável dos oito representantes do Governo Federal no conselho, que é presidido pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. 


Para Ronaldo Christofoletti, professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a medida poderia favorecer o setor imobiliário e ser agressiva à natureza. “Abre-se espaço para a especulação imobiliária.” 


Christofoletti cita Bertioga que, segundo ele, é uma das poucas localidades na região com área de restinga natural preservada.
“Lá, a pressão para a expansão imobiliária é muito grande. Já era muito difícil proteger essas áreas. Agora, sem esse respaldo, abre-se a possibilidade de uma expansão sem sustentabilidade”, considera. 


No Nordeste do país, explica o professor, a derrubada da resolução pode favorecer o cultivo de camarões, que degrada o meio ambiente. “Claro que há formas sustentáveis de cultivo, mas muitas não são, e essas poderão ser beneficiadas.” 


Entendimento jurídico 


Especialistas dizem que revogar as resoluções teria efeito amortecido porque o Brasil dispõe de Código Florestal. Mas poderia haver interpretações jurídicas. 


Para o diretor presidente da Consultoria, Planejamento e Estudos Ambientais (CPEA), Sérgio Pompéia, no caso específico do manguezal na Baixada Santista, a revogação da Resolução 303 não tem impacto real, pois o código continua a garantir a condição de APP aos manguezais. Porém, aponta outros riscos. 


“Com relação às demais vegetações litorâneas localizadas na faixa de 300 metros das praias, o que é um tema bastante conflituoso, abre-se um risco adicional para a sua ocupação na medida em que a sua proteção passa a ficar restrita à aplicação da Lei da Mata Atlântica, do Código Florestal e das legislações especificas dos estados.” 


Contudo, Pompéia acredita que a “maturidade” dos órgãos ambientais paulistas levará a um aperfeiçoamento da aplicação do código e da Lei da Mata Atlântica – que, afirma, são as normais que melhor protegem o Litoral paulista. 


O presidente do Instituto Ecofaxina, William Rodriguez Schepis, entende que o Código Florestal continuaria preservando manguezais. No caso da restinga, a proteção poderia ser reduzida, pois código menciona casos específicos, como restinga fixadora de dunas e protetora de mangues – e não, a restinga toda.


Para instituto, mangue já “vem sendo negligenciado”


“O manguezal vem sendo negligenciado há muito tempo”, diz o presidente do Instituto Ecofaxina, Wil-liam Rodriguez Schepis. Segundo ele, falta fiscalização, e leis ficam no papel. 


“O próprio estuário de Santos é área de proteção, mas o mangue vem sendo aterrado constantemente, a floresta está sendo derrubada, sem que se entenda que essa é uma área prioritária para a conservação.”


Impacto


Sérgio Pompéia, da CPEA, alerta que os manguezais ocupam áreas específicas e pequenas comparados a outros ecossistemas, mas são extremamente importantes à vida marinha. 


O mangue é um berçário marinho, e a maioria das espécies passa ao menos uma fase da vida nele. Se degradado, a vida animal teria desequilíbrio. Os mangues também captam carbono da atmosfera, ajudando a combater o aquecimento global. 
Sobre a restinga, Ronaldo Christofoletti diz ser uma vegetação da Mata Atlântica fundamental para fixar areia e dunas e evita a erosão das praias.


Logo A Tribuna
Newsletter