Onde Investir: Vale invencível

O brilho da Vale está associado à retomada da China antes das demais economias e também à expectativa de que as vacinas vão propiciar a volta do consumo, o que aumenta a demanda por aço

Por: Marcelo Santos  -  10/04/21  -  21:33
A Vale também animou o mercado ao decidir recomprar ações
A Vale também animou o mercado ao decidir recomprar ações   Foto: Divulgação/Vale

Como esperado, a Vale é mais uma vez a preferida das corretoras como a ação do mês. Das 27 casas com suas carteiras divulgadas pelo site financeiro ADVFN, 18 mencionaram a mineradora. A empresa valorizou 150% nos últimos 12 meses. Por trás disso, há uma série de ótimas notícias, além de continuar sendo muito boa no que faz, obviamente extração, e deter reservas de minério de ferro de excepcional qualidade, que são as de Carajás. Fora isso, os investidores ficaram satisfeitos com as iniciativas para reparar os danos da tragédia de Brumadinho, o que não é consenso, a ponto de alguns não aceitarem comprar essa ação.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e seirviços!


O brilho da Vale está associado à retomada da China antes das demais economias e também à expectativa de que as vacinas vão propiciar a volta do consumo, o que aumenta a demanda por aço. A Vale também animou o mercado ao decidir recomprar ações, o que sinalizou que a empresa considera que suas cotações estão baixas – portanto, há potencial de alta.
A mineradora também é beneficiada por um novo ciclo de alta das commodities. Porém, nos últimos dias alguns analistas têm afirmado que o minério de ferro terá uma participação mais curta nesse boom e que ele será mais intenso com outros produtos minerais e agrícolas.


O leitor não deve seguir automaticamente as preferências dos analistas e antes precisa observar os riscos e sua disposição de manter o papel por prazo longo, como três anos ou mais – em caso de queda inesperada, a perda poderá ser recuperada aos poucos. A empresa tem seu crescimento atrelado ao futuro da China e pode sofrer caso haja uma crise muito acirrada entre o país asiático e o Ocidente. Além disso, a mineradora já se mostrou sujeita a tragédias e, caso alguma dela volte a se repetir, o papel vai sentir muito a tendência do ESG (meio ambiente, preocupação social e governança na sigla em inglês). O respeito ao ESG se tornou condição para grandes fundos investirem em empresas. No ano passado, a Vale até foi excluída do maior fundo norueguês.


Como qualquer companhia, a Vale está sujeita a altos e baixos e, para você se proteger, o melhor é diversificar, comprando ações de outros setores. Não se seduza por valorizações passadas. Ao investir na bolsa, você deve olhar para o futuro, que é o potencial da empresa de crescer e gerar lucro para os acionistas.


Top list


Para chegar à liderança da Valeem abril, a coluna contou empresa a empresa quantas vezes cada umafoi citada pelas corretoras, bancos e casas de análise – 77 companhias foram lembradas pelo menos uma vez. Depois da Vale, em segundo lugar, aparece a açãoda B3 com 11 citações, seguida de Bradesco, Gerdau e Itaú Unibanco, cada uma com nove, e Petrobras (PETR4), Via Varejo e Weg com seis. Suzano e Marfrig tiveram cinco cada uma.


Exportadoras, saúde e bancos


As mais lembradas pelas corretorase o total de 77 citadas sinalizam uma busca firme por ações de exportadoras, que são companhias beneficiadas pela alta do dólar, como é o caso da própria Vale, Suzano e os frigoríficos JBS, Marfrig e Minerva. Empresas de saúde também tiveram sucesso devido ao crescimento via compra de concorrentes e pela preocupação em se proteger durantea pandemia. Já os bancos são tradicionais por serem bons pagadores de dividendos.


Boas de dividendo


Cemig e Taesa foram bem lembradas. Essas elétricas não têm como crescere costumam pagar bons dividendos, como é o caso atual da Taesa. As empresas de capital aberto são obrigadas a distribuir seus lucros, mas podem optar por usara maior parte deles no crescimentodo negócio – você não terá aquela grana caindo na sua conta, mas seu patrimônio vai engordar (ação subindo) porqueessas empresas se expandem mais do que pagadoras de dividendo.


Logo A Tribuna
Newsletter