Envelhecimento da população no litoral de SP influencia mercado imobiliário

Com o aumento do número de idosos, avança a procura por imóveis com mais praticidade, serviços e adaptações

Por: Carlos da Hora  -  27/08/22  -  09:15
O envelhecimento da população em Santos atinge uma das maiores proporções em relação ao total de habitantes
O envelhecimento da população em Santos atinge uma das maiores proporções em relação ao total de habitantes   Foto: Imagem Ilustrativa/Pixabay

O envelhecimento da população, que em Santos atinge uma das maiores proporções em relação ao total de habitantes, em relação às outras cidades do País, gerou uma demanda por imóveis especializados para as necessidades da faixa etária a partir dos 60 anos. Segundo o delegado regional do Conselho de Corretores Imobiliários (Creci), Carlos Ferreira, há uma conscientização sobre a construção ou adequação de moradias que tragam uma melhor qualidade de vida aos idosos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Para Ferreira, adequações simples, como piso antiderrapante para áreas molhadas, portas mais largas e o uso de barras em pontos estratégicos do imóvel podem aumentar a segurança aos idosos no apartamento e nas áreas comuns do condomínio.


Nos casos em que o morador idoso necessita de acompanhamento diário, o delegado do Creci sugere a instalação de câmeras dentro e fora do apartamento.


De acordo com Ferreira, os idosos movimentam o segmento de apartamentos menores e com área de lazer completa para que não tenham que sair do condomínio constantemente. “Imóveis menores trazem facilidade para limpeza e locomoção entre os ambientes”. Outra tendência citada por ele, são os edifícios próximos do comércio, praia e principalmente do transporte público.


Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santos tem 80.413 moradores com mais de 60 anos, o que corresponde a 18,52% da população total.


Para o delegado do Creci, a Baixada Santista consegue oferecer um imóvel com muitos serviços próximos, como farmácias e restaurantes. Segundo ele, isso atrai novos moradores que chegam do Interior ou da Capital para aproveitar as vantagens da região.


Estratégias
Segundo Ferreira, para atender esse público, as construtoras poderiam lançar empreendimentos com serviços específicos, cada vez mais comuns nos grandes projetos. Uma possibilidade, conforme ele, seria algum empreendimento oferecer uma estrutura médica dentro do próprio condomínio. “É necessário para os idosos e pode reduzir em até 40% os acidentes”.


Logo A Tribuna
Newsletter