
Presidente do SinHoRes revela dificuldade de proprietários para 'educar' clientes ( Foto: Matheus Tagé/ AT )
Bares e restaurantes da Baixada Santista decidiram adotar novas medidas de higiene na rotina para garantir a segurança de funcionários e clientes na batalha contra o coronavírus.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (17) pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (SinHoRes), que representa 17 mil estabelecimentos.
Os estabelecimentos permanecerão abertos por enquanto, mas com reforço triplicado na limpeza de mesas, aparadores, maçanetas, portas, vidros, louças e talheres. Cardápios e máquinas de cartão também deverão ser higienizados com álcool a cada uso.
“Também estamos adotando medidas preventivas, como espaçamento das mesas para manter o distanciamento maior entre os clientes no salão. Estamos recomendando manter janelas e portas abertas, para maior circulação do ar”, explica o presidente do SinHores, Heitor Gonzalez.
O álcool em gel para a higienização das mãos dos clientes e funcionários também deverá ser disponibilizado logo na entrada dos estabelecimentos.
Para atender quem prefere não sair de casa neste momento, também é orientado que bares e restaurantes estimulem as vendas no balcão e pelo delivery.
“A população pode ficar tranquila, pois estamos adotando todas as medidas possíveis para tornar os estabelecimentos seguros”, garante Heitor.
Segundo ele, os hotéis foram os mais prejudicados, pois praticamente todos cancelaram eventos. Também está sendo feita negociação com o sindicato dos trabalhadores, caso seja necessário dar férias coletivas aos colaboradores.
“Também estamos analisando a possibilidade de liberar os funcionários acima de 60 anos ou aqueles que estejam no grupo de risco”, diz Heitor.
Inovação
Para tentar amenizar os prejuízos dos empresários, o presidente da entidade enviará ofícios ainda esta semana aos prefeitos. A ideia é pleitear a suspensão ou adiamento dos pagamentos de encargos como ISS e IPTU.
A entidade também irá reivindicar junto à Sabesp a isenção da taxa de esgoto, nesse período de crise.
Na Cantina Babbo Américo, as mesas foram espaçadas no salão, intercalando uma sim uma não. Outra novidade é o cliente poder ligar, agendar o pedido e pedir para entregar no seu carro. O desconto é de 10% com relação ao pedido feito pelo delivery.
“Nós levamos a comida como em um drive thru. É uma ideia para que funcione da melhor maneira para todo mundo. Também passamos álcool gel em cardápio, cadeira, utensílios, máquina de cartão, superfícies e tudo que é possível. O delivery também está sendo reforçado”, explica Américo Junior, filho do Babbo.
Assuntos relacionados