Incêndio afeta fábrica de vacinas indiana responsável por doses destinadas ao Brasil

A unidade é responsável pelas 2 milhões de doses do imunizante da AstraZeneca/Universidade de Oxford adquiridas pelo Brasil

Por: Por ATribuna.com.br  -  21/01/21  -  11:44
Atualizado em 21/01/21 - 12:08
Imprensa indiana diz que incêndio não afeta produção de vacina contra Covid-19
Imprensa indiana diz que incêndio não afeta produção de vacina contra Covid-19   Foto: Reprodução

Um incêndio de grande proporção ocorreu nesta quinta-feira (21) no Instituto Serum, maior fabricante mundial de vacinas, em Pune, na Índia. A unidade é responsável pelas 2 milhões de doses do imunizante da AstraZeneca/Universidade de Oxford adquiridas pelo Brasil, que estão no centro de um imbróglio diplomático.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo a imprensa indiana, a produção de vacinas contra a Covid-19 não foi afetada. Canais de televisão indianos exibiram imagens de uma enorme nuvem de fumaça cinza sobre as instalações. A unidade produz milhões de doses da vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.


Em dezembro, o governo Federal firmou um acordo com a fabricante indiana para o envio de dois milhões de doses prontas do imunizante da AstraZeneca. A intenção era acelerar a imunização do país, e o uso emergencial do aporte de doses recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


As doses, previstas para o último final de semana, acabaram retidas em solo indiano. O governo da Índia afirma que priorizará a imunização da população mais vulnerável antes de abrir exportações.


Diplomatas do Itamaraty avaliam que o canal de diálogo com o país e com a China está "obstruído" em função do alinhamento do Brasil aos Estados Unidos em tratativas sobre patentes na Organização Mundial do Comércio (OMC).


* Com informações do Extra e da TV Globo


Logo A Tribuna
Newsletter