Conexão Portugal: País receberá o papa e a Jornada Mundial da Juventude em 2022

Na coluna, Luiz Plácido fala sobre o sonho antigo da Igreja Católica portuguesa de sediar o encontro

Por: Luiz Plácido - De Coimbra  -  07/02/19  -  20:24
Papa Francisco na despedida da Jornada Mundial da Juventude de 2019
Papa Francisco na despedida da Jornada Mundial da Juventude de 2019

“A vocês, queridos jovens, um muito ‘obrigado’ por #Panama2019. Continuem a caminhar, continuem a viver a fé e compartilhá-la. Até Lisboa em 2022!”. Foi com essas palavras que o papa Francisco cumpriu, no último domingo (27), a tradição de anunciar o local e a data da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), antes da benção final da missa de encerramento da jornada atual, que ocorreu no campo São João Paulo II, no Panamá.


Foi possível ouvir palmas e manifestações de alegria dos portugueses presentes no encontro quando a palavra “Portugal” foi anunciada pelo atual prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o cardeal Kevin Farrell. 


O anúncio foi acompanhado por uma delegação do Patriarcado de Lisboa, presidida por D. Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, pelo presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina. Após o anúncio, foi apresentado um vídeo de boas-vindas à capital lusa. Sediar este encontro era um sonho bem antigo da igreja católica portuguesa.


O encontro deverá trazer milhares de pessoas ao país. Em Madrid (2011), o evento reuniu mais de um milhão e meio de visitantes, cenário que poderá se repetir em Portugal, ainda mais com a visita do papa que é muito querido pelos portugueses. Durante a sua última visita ao país, em 2017, estima-se que um milhão de pessoas estiveram em Fátima nos dias 12 e 13 de maio. 


O papa Francisco, durante sua viagem de 9.500 quilômetros do Vaticano até o Panamá, sobrevoou oito países, entre eles Portugal, tendo dirigido uma mensagem aos líderes dos territórios. Na mensagem dirigida a Marcelo Rebelo de Souza, Francisco garantiu que os portugueses estão sempre presentes em suas orações e abençoou o povo luso com alegria e paz, antes de chegar ao Panamá. Vale lembrar que Francisco (2017) e João Paulo II (1983) foram os únicos papas a visitarem Portugal.


A Jornada Mundial da Juventude é considerada o maior evento organizado pela Igreja Católica. As primeiras JMJ foram promovidas pelo papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. Já o primeiro encontro internacional realizou-se em Buenos Aires, Argentina, dois anos depois.


As anteriores edições da JMJ realizaram-se em Colônia, na Alemanha, em 2005; Sydney, na Austrália, em 2008; em Madrid, em 2011, com o papa Bento XVI; no Rio de Janeiro, em 2013; e em Cracóvia, na Polônia, em 2016, com o atual pontífice; além do Panamá, que recebeu a edição deste ano. A Polônia foi o único país a receber a jornada por duas vezes. Estima-se que entre 100 mil e 200 mil jovens, oriundos de 155 países, estiveram no encontro panamenho, que contou com a presença de 300 portugueses. 


No encerramento do encontro, o papa Francisco destacou que “não vos esqueçais que não sois o amanhã, não sois o ‘entretanto’, mas o agora de Deus”. E pediu que no regresso dos jovens às paróquias, comunidades, família e amigos, eles transmitam a experiência vivida no evento para que “outros possam vibrar”.


Logo A Tribuna
Newsletter