Santos joga mal, mas arranca empate com o Deportivo Táchira na Venezuela

Peixe precisa de uma vitória simples na Vila Belmiro, na próxima quarta-feira (6) para avançar na Sul-Americana

Por: Bruno Lima  -  29/06/22  -  23:30
Angulo marcou o gol de empate do Santos aos 41 minutos do segundo tempo
Angulo marcou o gol de empate do Santos aos 41 minutos do segundo tempo   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Em uma noite de pouquíssima inspiração, o Santos apenas empatou com o Deportivo Táchira, por 1 a 1, em San Cristóbal, na Venezuela, nesta quarta-feira (29), no duelo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com o resultado, o Peixe precisa de uma vitória simples, na próxima quarta-feira (6), na Vila Belmiro, para avançar às quartas de final. Em caso de novo empate, a vaga será definida em cobranças de pênaltis.


Os gols do jogo foram marcados por Vinícius Zanocelo, contra, no primeiro tempo, e Angulo, já na parte final da segunda etapa.


Com um time bastante modificado em razão dos 10 desfalques, o Santos fez um primeiro muito ruim. Mesmo diante de um Deportivo Táchira tecnicamente frágil, o Peixe não conseguiu se impor.


Os comandados de Bustos trocavam passes de lado na maior parte do tempo e quando tentavam uma investida mais aguda recorriam ao pouco inspirado Ângelo. Ainda assim, coube ao camisa 11 dar o primeiro chute no gol do Santos, aos 19 minutos.


Na tentativa de surpreender o Santos, o Deportivo Táchira foi se lançando ao ataque e criando oportunidades por meio de bolas áreas. Aos 27 minutos, depois de cobrança de falta na área, Morrufo apareceu nas costas de Luiz Felipe e cabeceou sem direção.


Dois minutos mais tarde, em nova bola erguida na área, os venezuelanos abriram o placar. Após cobranças de escanteio de Cova, Vinícius Zanocelo, enquanto tentava marcar o adversário, cabeceou para trás e mandou a bola para o fundo das redes.


Em desvantagem no placar, o Santos se desorganizou por inteiro e alguns jogadores, como o próprio Zanocelo, perderam a confiança. Erros infantis se repetiram.


Em um raro lance de lucidez, Jhojan Julio, aos 42, após troca de passes na entrada da área, finalizou sem força no meio do gol e desperdiçou boa chance de empatar o jogo.


No intervalo, Bustos mexeu no time. Sacou Vinícius Balieiro que, improvisado na lateral direira, já tinha cartão amarelo e colocou Auro.


Apesar da mudança, o Táchira voltou melhor para o segundo-tempo e teve duas boas chances de ampliar o resultado.


A resposta alvinegra veio logo em seguida. Aos 6 minutos, Angulo lançou Auro na área. O lateral-direito saiu cara a cara com o goleiro venezuelano, mas ao invés de chutar resolveu fazer o passe e acabou interceptado.


Sem ver evolução, Bustos recorreu mais uma vez ao banco de reservas. Carlos Sánchez e Rwan entraram nas vagas de Vinícius Zanocelo e Ângelo. Posteriormente, foi a vez de William Maranhão e Lucas Braga foram para o jogo nas vagas de Camacho e Jhojan Julio.


Nada disso, porém, foi suficiente para dar mais criatividade ao Santos, que, assim como em outros jogos, voltou a insistir nas bolas longas.


Por meio de uma bola longa, aliás, Rwan quase marcou um golaço ao perceber o goleiro do Táchira adiantado e arriscar um chute de pouco depois do círculo central, que saiu pela linha de fundo com perigo.


Satisfeito com o placar, o Táchira recuou e adotou uma postura mais cautelosa para explorar os contra-ataques. E, se não fosse João Paulo, a estratégia teria resultado no segundo gol venezuelano.


Ao se abdicar do ataque, o Táchira atraiu o Santos para o ataque. E, aos 41 minutos, o Peixe chegou ao gol de empate. Rwan fez jogada individual pelo lado esquerdo do ataque e passou a bola para Sánchez. Com boa visão de jogo, o uruguaio serviu Angulo, que emendou uma bomba para o fundo das redes.


Por decidir a eliminatória na Vila Belmiro, foi a vez de o Santos baixar as linhas para segurar o resultado. Como de costume, João Paulo fez importante intervenção nos acréscimos para evitar a derrota.


O Santos agora volta a pensar no Campeonato Brasileiro. No sábado (2), às 19 horas, o Peixe recebe o Flamengo, na Vila Belmiro, pela 15ª rodada da competição.


Logo A Tribuna
Newsletter