Jogadores do Projeto UP/Santos são convocados para Seleção Brasileira de Futsal Down

Campeonato Mundial para a pessoa com Síndrome de Down terá segunda edição no mês de maio, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo

Por: Isabela dos Santos & De A Tribuna On-line &  -  28/01/19  -  10:00
Projeto UP/Santos
Projeto UP/Santos   Foto: Divulgação

Edson e Fabiano são os jogadores do time Projeto UP/ Santos convocados para um período de treinos com a Seleção Brasileira de Futsal Down, que se prepara para o 2º Campeonato Mundial da categoria, previsto para maio, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.


Os atletas foram convocados pelo técnico Cleiton Maurício Monteiro, de 45 anos, e estão sendo avaliados em jogos, treinos e campeonatos.


Fabiano Guasti, 46 anos, está no projeto desde a sua criação. O atleta briga por uma das vagas no gol da Seleção. “Ele fica muito feliz porque o esporte permite que socialize e isso é muito importante”, disse a mãe do atleta, Marly Rodrigues Guasti. Fabiano tem dificuldade na fala.


Para Edson José dos Santos Junior, 22 anos, a convocação é uma realização na carreira. Edson é atacante e, para ele, "ser jogador de futebol é um sonho". Cleiton Monteiro convocou cerca de 25 atletas. No entanto, o número pode ser reduzido para 15. Mesmo assim, ele acredita que os atletas do Santos podem estar entre os convocados para a lista final.


“Convocamos cerca de 25 jogadores e estou pensando em levar 15. Tem gente de Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. Devo anunciar a convocação final em março. Mas digo que os meninos do Santos tem grandes chances de conseguir uma vaga”, explicou.


Segundo o treinador da Seleção, a 2º edição do Mundial de Futsal Down conta com mais cinco países, entre eles Itália, Chile, Peru, Argentina e Portugal. Essa será a estreia oficial da seleção brasileira - equipe não disputou o Mundial de 2017, em Portugal, por falta de recursos financeiros.


Para o técnico do Projeto UP/Santos, Mauro Vicente, a convocação dos santistas é resultado de muito esforço. “Eu fico muito feliz, não tem nada melhor do que vê-los conseguir algo do tipo. Além do mais, eles dão para gente mais do que podemos oferecer”, revelou o treinador de 56 anos.


Projeto


O nascimento do time santista, em 2014, só foi possível devido à criação do Projeto UP Santos. Há 10 anos, Mauro e seus amigos de futebol partilhavam a vontade de fazer algo voltado à pessoas com deficiência. Com a ajuda de outros simpatizantes da ideia, conseguiram o espaço, e no boca a boca começaram a realizar partidas.


Atualmente, o projeto conta com mais de 40 participantes com qualquer tipo de deficiência intelectual e também pessoas sem deficiência, já que é uma iniciativa de inclusão. Eles realizam os treinamentos aos sábados, geralmente na parte da tarde, no campo Arena Portuários, localizado na Avenida Francisco Manoel, s/nº. Outras informações do projeto podem ser adquiridas pelo telefone (13) 99706-4624.


Logo A Tribuna
Newsletter