Ratos são filmados em praia de São Vicente e causam preocupação no Litoral de SP; VÍDEO

Biólogo explica que aparecimento dos roedores é comum, mas oferece sérios riscos à saúde

Por: ATribuna.com.br  -  15/04/24  -  07:37
Atualizado em 17/04/24 - 18:37
Ratos foram encontrados na Praia dos Milionários, em São Vicente
Ratos foram encontrados na Praia dos Milionários, em São Vicente   Foto: Reprodução/Marcelo Ricky

Moradores de São Vicente, no Litoral de São Paulo, flagraram vários ratos andando pela Praia dos Milionários. No vídeo registrado por eles, ao menos três roedores aparecem surgindo das pedras próximo a faixa de areia. Conforme o biólogo Eric Cormin, o aparecimento desses animais na praia pode ser mais comum do que se imagina e oferece sérios riscos à saúde da população. (Veja no vídeo mais abaixo)


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


O caso aconteceu na noite da última terça-feira (9). O especialista explica que a grande causa para que os ratos estejam aparecendo nas praias são os próprios banhistas. “O pessoal leva comida para a praia e deixam restos. Esses animais têm um grande poder de reprodução, então o acúmulo de lixo e resto de comida pode favorecer esse processo”, comenta.


Para Cormin, o aparecimento dos ratos em um lugar tão frequentado como a praia, é o reflexo do desrespeito ao ambiente e da irresponsabilidade humana. O biólogo orienta que, para que o problema seja resolvido, o modo como as pessoas frequentam a praia deve ser revisto com a adoção de pequenos hábitos, como recolher os restos de comida e materiais até o lixo mais próximo.


Mas, para além de uma presença inoportuna em momentos de lazer, o biólogo afirma que também pode ser um grande problema de saúde pública, por conta das doenças que são transmitidas pelo roedor.


“O xixi do rato pode causar a leptospirose. Em épocas de chuva, a água empossada e o ser humano têm contato com as secreções do rato nessas poças de água e acaba se contaminando, né. Por isso, a gente recomenda que cada um cuide do seu próprio lixo e descarte de forma correta”, orienta.



Leptospirose

De acordo com o Ministério da Saúde, a leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais, principalmente de ratos, infectados pela bactéria Leptospira. O ser humano pode ser infectado a partir da pele com lesões, ou durante a imersão da pele por longos períodos em água contaminada ou por meio de mucosas.


O intervalo de tempo entre a transmissão da infecção até o início das manifestações dos sinais e sintomas pode variar de 1 a 30 dias e normalmente ocorre entre 7 e 14 dias após a exposição a situações de risco. Os principais sintomas podem ser: febre, dor de cabeça, dor muscular, falta de apetite, náuseas e vômitos.


A reportagem de A Tribuna entrou em contato com a Prefeitura de São Vicente, para saber se alguma providência está sendo tomada sobre o caso, mas até o fechamento desta matéria não teve retorno.


Logo A Tribuna
Newsletter