Modelo dá volta por cima após atingir 250 kg e ouvir que morreria em poucos dias no Litoral de SP

Osieire Monteiro perdeu peso com auxílio da dança e caminhadas. Agora, ela busca ajudar outras pessoas

Por: ATribuna.com.br  -  08/04/24  -  08:04
Atualizado em 08/04/24 - 11:19
Osieire tem um projeto para ajudar outras mulheres na jornada da autoestima
Osieire tem um projeto para ajudar outras mulheres na jornada da autoestima   Foto: Arquivo pessoal

Osieire Monteiro, de 39 anos, moradora de São Vicente, no Litoral de São Paulo, ouviu de um médico que teria poucos dias de vida quando atingiu o peso de 250 kg. Ela conta que se assustou em um dia que não conseguiu levantar da cama ao acordar. Impactada com a situação, ela se tornou modelo plus size e criou um projeto para ajudar outras mulheres na luta contra a obesidade.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


A modelo disse para A Tribuna que sempre esteve acima do peso, mas que chegou aos 250kg após entrar em um período de depressão devido ao falecimento do pai.


"Na época, eu marquei um endocrinologista para pedir ajuda. O médico simplesmente olhou na minha cara e disse que eu tinha poucos dias de vida, caso não fizesse uma (cirurgia) bariátrica. Eu sai chorando da sala, porque ele literalmente falou que eu ia morrer e não me deu outras opções. Meu primo morreu na mesa de cirurgia. Eu não queria fazer", relembra.


Após um choque de realidade, Osieire buscou mudar o estilo de vida. Começou de imediato a se policiar na alimentação, voltou a estudar e passou no concurso de agentes comunitários de saúde (ACS) do município. "Resolvi começar a lutar, pela minha filha e por mim. No trabalho, eu achei que era só pra ficar no computador o dia todo, mas estava longe disso. Tinha metas diárias, atividade laboral e tudo mais. Esse serviço me ajudou muito. "


Devido ao trabalho preventivo de saúde, no qual é necessário andar por vários bairros para atender a população, Osieire teve que frequentar atividades laborais durante toda a semana. Então, começou a fazer aulas de dança para pegar o ritmo e manter uma vida saudável.


"Depois das aulas, comecei a pegar gosto pela dança e pelo hábito de caminhar, daí comecei a perder peso e me animar mais", conta a modelo. Com isso, ela cita que perdeu aproximadamente 80kg. "Agora, quero mostrar que independentemente do seu peso, você consegue mudar de vida. É difícil, mas são impulsos que você consegue controlar. "


Em 2019, Osieire foi chamada para participar do Concurso Miss Plus Size Santos. "Não queria participar. Não sabia andar de salto e nem usava vestido. Mas minha família e amigos me encorajaram, independente do resultado", comenta.


Depois disso, ela foi convidada para ser modelo fotográfica e desfilar para uma marca na capital de São Paulo. Em seguida, fez um curso para modelos e começou a investir na área.


A iniciativa

O Projeto Osi Monteiro e Equipe nasceu após uma roda de conversa na capital e tem como objetivo explorar temas como auto estima e gordofobia. "Sempre gostei de escutar as pessoas, acho que de certa forma virei uma psicóloga. Mostro para as mulheres que, independente do seu biotipo, nós podemos e devemos ser felizes", afirma Osieire.


Segundo a modelo, os encontros e rodas de conversa são feitos a cada três meses, em lugares que as mulheres plus size costumam ter vergonha de frequentar, como praias, bares e pizzarias. Para participar, basta entrar em contato pelo telefone (13) 99800-6147.


Logo A Tribuna
Newsletter