Guarda Civil Ambiental resgata saruês na Área Continental

Uma fêmea e dois filhotes foram salvos nesta quarta-feira (13) em São Vicente

Por: Por ATribuna.com.br  -  14/01/21  -  05:51
O saruê é muito encontrado em locais urbanos por conta da ocupação das áreas naturais
O saruê é muito encontrado em locais urbanos por conta da ocupação das áreas naturais   Foto: Divulgação/PMSV

O Pelotão Ambiental realizou nesta semana o resgate de quatro saruês na Área Continental de São Vicente. Na terça-feira (12), a equipe foi acionada para retirar um deles (adulto macho), que estava na Escola Estadual Esmeraldo Soares Tarquínio, no bairro Rio Branco.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Na quarta (13), foi a vez de salvar uma fêmea, na Rua Bauru, no Jardim Irmã Dolores. Ao chegar, a equipe se deparou com dois filhotes neonatos (que estão nas duas primeiras semanas de vida). Todos foram encaminhados para o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão. Após as análises clinicas aconteceu a soltura dos animais em mata fechada.


O saruê é uma espécie de gambá, também chamado de gambá-de-orelha-preta, muito encontrado em locais urbanos, em decorrência da ocupação das áreas naturais. Em um levantamento feito pela Guarda Civil Ambiental de São Vicente, entre os anos 2019 e 2020, foi identificado que este marsupial liderava o ranking de salvamentos. Isso ocorre porque na Baixada Santista é comum encontrar a espécie, que vive entre as matas e morros que cercam a região.


Ao se deparar com um animal silvestre, informa a prefeitura, é necessário entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal, nos telefones (13) 3569 - 2274 e (13) 99679 – 3604, ou pelo número 153 diretamente com a GCM. É possível também mandar e-mails, pelos endereços: gcmpamb@saovicente.sp.gov.br e gcmambiental09@gmail.com.


Logo A Tribuna
Newsletter