Com Alzheimer, idosa de 97 anos aguarda há 1 mês por vacina contra Covid-19 em São Vicente

Francisca Ferreira está acamada desde setembro de 2020. Segundo a filha, não há nem uma previsão de quando a vacina pode ser aplicada

Por: Daniel Gois  -  16/02/21  -  17:26
Moradora do Itararé, idosa de 97 anos aguarda há 1 mês por vacina contra Covid-19
Moradora do Itararé, idosa de 97 anos aguarda há 1 mês por vacina contra Covid-19   Foto: Arquivo pessoal/Ana Maria Ferreira

A idosa Francisca Maria Ferreira, de 97 anos, moradora do Itararé, em São Vicente, aguarda há um mês pela vacina contra a Covid-19. Com Alzheimer, ela está acamada desde setembro de 2020.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A filha de Francisca, Ana Maria Ferreira, de 71 anos, conta que realizou a inscrição no dia 18 de janeiro, enviando os documentos solicitados. Desde então, ela afirma não ter recebido ao menos uma previsão de quando a mãe pode vir a ser vacinada.


“Quero proteger minha mãe. Vamos continuar com todos os cuidados possíveis. Ela está muito frágil, tem 97 anos, alzheimer, não anda e não fala. Tenho ligado, pedem para dar o nome da pessoa e dizem que vão verificar. Só queria que me confirmassem que está inscrita, mas nem isso consegui”, lamenta Ana Maria.


Antes de ficar acamada, Francisca Ferreira precisou de bengala e cadeira de rodas para auxiliá-la na locomoção. Segundo a filha, atualmente, a mãe enfrenta dificuldades até mesmo para reconhecê-la.


“É uma pessoa muito tranquila. Fico em casa com ela. Não fica em pé, não senta. Nem me reconhece como filha. Mas é muita carinhosa, e sempre foi”, afirma Ana Maria.


Francisca Ferreira, de 97 anos, aguarda vacinação contra Covid-19 em São Vicente
Francisca Ferreira, de 97 anos, aguarda vacinação contra Covid-19 em São Vicente   Foto: Arquivo pessoal/Ana Maria Ferreira

Resposta


Em nota, a prefeitura de São Vicente disse que iniciou a vacinação de pessoas acamadas na semana passada. A previsão é de que, "ainda esta semana, a dona Francisca já seja imunizada".


A Secretaria de Saúde do município esclarece que, para vacinação de acamados, não é realizado agendamento, já que o paciente deve estar sempre em casa e com acompanhante. A imunização tem sido feita por bairros, com intuito de otimizar o atendimento.


Logo A Tribuna
Newsletter