Santos tem o fevereiro mais chuvoso em 20 anos

Com o temporal registrado no sábado, índice pluviométrico atinge 501,5 mm em 17 dias

Por: Lucas Krempel & Da Redação &  -  18/02/19  -  14:35
Atualizado em 18/02/19 - 14:42
Pedestres atravessam Av. Nossa Senhora de Fátima, alagada pela chuva
Pedestres atravessam Av. Nossa Senhora de Fátima, alagada pela chuva   Foto: Rogério Soares/AT

Ainda faltam dez dias para o fim do mês, mas o acumulado de chuvas de fevereiro, em Santos, já é o maior dos últimos 20 anos, com 501,5 mm. Só nos últimos três dias, a Cidade registrou um índice pluviométrico de 126,8 mm. Por conta do grande volume de água, os morros estão em estado deatenção, segundo a Defesa Civil de Santos.


De acordo com o coronel Daniel Onias, chefe da Defesa Civil, nos últimos 25 anos a maior marca foi contabilizada em 1995, com 674,9 mm. “Em 1996 foi um pouco acima de 500mm,um ano com muitas ocorrências. Depois, em 1998, atingiu 504 mm. De lá para cá, ficamos abaixo dessa marca”.


Onias informa que a Defesa Civil (estadual e nacional) trabalha com uma previsão de risco de curto período, entre três e cinco dias. “Aprevisão até terça-feira é de chuva fraca, moderada e persistente. Tivemos um acumulado muito alto do dia 3 ou 4 para cá”.


O Climatempo aponta para períodos de chuvas até quinta-feira. E, se a previsão for mantida, o desfile das escolas de samba de Santos não será comprometido. Entre sexta e domingo, o céu estará limpo, segundo o instituto. A situação muda no dia 25, quando Santos deve receber pancadas de chuvas à noite com um índice pluviométrico aproximado de 41 mm.


As fortes chuvas registradas no sábado elevaram o grau de atenção da Defesa Civil nos morros. No fim de semana, por exemplo, houve um deslizamento no Jabaquara, que afetou o acesso dos moradores.


A orientação dada pelos técnicos da Defesa Civil foi que duas famílias deixassem suas casas. Uma foi para o abrigo e a outra se hospedou na casa de familiares. “Estamos em atenção. A ocorrência que tivemos no Jabaquara foi no mesmo local que já havia sido acionado no último dia 4. Enquanto não fizerem uma nova obra, as famílias não podem ficar lá. É muito arriscado”, adverte Onias.


Os morros São Bento e Boqueirão tiveram quedas de árvores, mas sem grandes danos.“Esperamos que isso diminua. Se vierem pancadas fortes, teremos que fazer mais vistorias e retirar mais famílias das encostas. Passou de 80mm de chuva, tem grandes chances de riscos”.


Ciente das condições climáticas dos últimos dias, a DefesaCivil realizou vistorias preventivas no fim de semana, percorrendo morros e encostas. “Conversamos comosmoradores,orientamos epedimos para fazer cadastro na Defesa Civil estadual também. Basta acionar o 40199 e informar o CEP, que ele passará a receber mensagem sobre as chuvas”, informa Onias.


Logo A Tribuna
Newsletter