Prefeito chama desembargador de arrogante e prepotente: 'Santos não é a cidade da carteirada'

Paulo Alexandre Barbosa publicou carta para falar sobre caso de magistrado que humilhou guarda municipal ao ser multado por não utilizar máscara, no último sábado

Por: Por ATribuna.com.br  -  19/07/20  -  20:37
Atualizado em 19/07/20 - 20:51
Prefeito de Santos rebateu atitude de desembargador com guarda municipal
Prefeito de Santos rebateu atitude de desembargador com guarda municipal   Foto: Reprodução

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), se posicionou sobre o caso do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira, que foi filmado enquanto humilhava um guarda municipal, no último sabado (18).


O magistrado tentou intimidar o agente após receber uma multa por não utilizar máscara enquanto caminhava na praia, não respeitando o decreto nº 8.944, de 23 de abril de 2020. Ele chegou a ligar para o secretário de Segurança do município, Sergio Del Bel, chamou o GCM de "analfabeto" e pergutou se ele "sabia ler". Após ser autuado, Siqueira rasgou a multa e a atirou no chão.


>> Secretário de Segurança desmente desembargador que humilhou GCM em Santos: 'Não conheço esse homem'


O chefe do Executivo santista publicou uma carta em sua redes sociais. Nela, Barbosa disse que o caso "explica o perfil da arrogância e prepotência de alguns homens públicos, que usam da sua posição privilegiada, para desrespeitar a sociedade, macular as próprias instituições a que pertencem e o que é pior: menosprezar o agente da lei e humilhar o ser humano".


O prefeito também lamentou que o município tenha voltado a ser assunto por maus exemplos "de pessoas que insistem em desafiar as regras, o bom senso e o dever de consideração ao próximo".


>> Corregedoria do CNJ intima desembargador que humilhou guarda municipal em Santos


"Santos não é a cidade da carteirada. Aqui o nosso cidadão fala mais alto e é o homem público que tem que saber com quem está falando. Aqui reagimos aos tipos que dizem: 'Cidadão não; engenheiro civil formado'", escreveu Barbosa, ao se referir ao caso da mulher que ofendeu um fiscal da prefeitura do Rio de Janeiro, em um bar, durante uma fiscalização, neste mês.


O chefe do Executivo ainda parabenizou a conduta da Guarda Municipal e agradeceu "pela lição de cidadania, competência e serenidade, demonstrada em todos os momentos dessa ocorrência e que certamente servirá de exemplo para todo o Brasil".


Confira a carta na íntegra:


Carta aos Santistas


O vídeo gravado nas praias de #Santos, que está circulando por todo o Brasil, explica o perfil da arrogância e prepotência de alguns homens públicos, que usam da sua posição privilegiada, para desrespeitar a sociedade, macular as próprias instituições a que pertencem e o que é pior: menosprezar o agente da lei e humilhar o ser humano.


Infelizmente, Santos voltou a ser assunto por esses maus exemplos, de pessoas que insistem em desafiar as regras, o bom senso e o dever de consideração ao próximo. Para todos aqueles que desejam fazer valer os seus interesses e os seus direitos, mas que se esquecem da obrigação de prestar contas de seus atos à sociedade da qual fazem parte, é necessário lembrar que o Santista não tolera esse comportamento e eu, enquanto prefeito da cidade, repudio veementemente essas ações irresponsáveis.


Santos não é a cidade da carteirada. Aqui o nosso cidadão fala mais alto e é o homem público que tem que saber com quem está falando. Aqui reagimos aos tipos que dizem: “Cidadão não; engenheiro civil formado”


Independentemente da profissão, nossos munícipes devem ser tratados com dignidade. O respeito ao ser humano é o verdadeiro título do Santista que honra a nossa cidade. Aqui vale a carteira do cidadão.


Parabenizo a conduta da Guarda Municipal e agradeço pela lição de cidadania, competência e serenidade, demonstrada em todos os momentos dessa ocorrência e que certamente servirá de exemplo para todo o Brasil.


Sem máscara, desembargador ofende guarda municipal e rasga multa em Santos:



Desembargador desdenha GCM em Santos



Logo A Tribuna
Newsletter