Nova saída da balsa em Santos começa a funcionar nesta quarta-feira

Remodelação da saída da balsa no lado santista da travessia foi possível após demolição de imóveis e muros

Por: Da Redação  -  11/09/19  -  15:07
Remodelação da saída da balsa no lado santista da travessia foi possível após demolição de imóveis
Remodelação da saída da balsa no lado santista da travessia foi possível após demolição de imóveis   Foto: Carlos Nogueira/ AT

A nova Ponta da Praia começa a ganhar vida. A Prefeitura de Santos libera nesta quarta-feira (11) a rota modificada de saída do sistema de travessia de balsas aos motoristas que vêm do Guarujá. A mudança viária torna obrigatório o acesso dos veículos que desembarcam nos atracadouros santistas pela Avenida Mario Covas Júnior (a antiga Avenida Portuária).  


A alteração faz parte do pacote de obras de remodelação do bairro, que chega à fase de construção de novos equipamentos turísticos, como o futuro Mercado de Peixes e Centro de Atividades Turísticas (CAT). 


A nova saída fica na área cedida pela União à Prefeitura, dentro do Terminal Pesqueiro Público de Santos (TPPS), e passa entre o futuro CAT e o entreposto de pesca, em reforma. A saída da via dará em frente ao futuro Mercado de Peixes.  


“Criamos bolsões de estacionamento para minimizar os efeitos da fila da balsa, reduzindo os impactos no trânsito”, afirma o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).  


Ele acrescenta que a mudança viária foi projetada para evitar conflito no fluxo com o andamento das obras no local e após a entrega dos equipamentos. 


Nos dois últimos dias, funcionários da construtora responsável pela intervenção finalizaram os detalhes que faltavam para a liberação do acesso. Foram asfaltados os trechos finais e de conexão com as avenidas santistas. Também foram demolidos imóveis e um paredão que fazem divisa com a saída das balsas, ao lado do portão do TPPS.  


O gestor do projeto Nova Ponta da Praia, Glaucus Farinello, explicou que o atracadouro 1, que fica ao lado das barcas e é usado mais para bicicletas, não terá a saída alterada. 


Obras  


Nessa semana, tiveram início a construção dos imóveis que vão abrigar o Mercado de Peixes e o CAT. Essa é a fase de maior impacto visual e arquitetônico das intervenções no bairro.  


As modernas instalações do tradicional ponto de venda de pescados devem ser concluídas em março de 2020. Já a entrega do futuro local para convenções na Cidade ocorrerá em junho do ano que vem.  


Na última segunda-feira (9), os trabalhadores fizeram a preparação do local, com o cercamento do terreno e marcações no solo. Farinello explica que o novo comércio de pescados ocupará área de 1,7 mil m² na Avenida Mario Covas Júnior, a poucos metros da atual localização. 


Ficará em frente à nova saída das balsas e será fechado, com climatização e filtros para dispersão do ar. O espaço terá 20 boxes. A quantidade é 33% maior que o atual, sendo o excedente destinado aos permissionários em situação regularizada da Rua do Peixe. 


O conjunto de obras integra a compensação financeira do Grupo Mendes para erguer quatro prédios residenciais em parte dos terrenos que abrigavam clubes náuticos. O custo estimado da reformulação é de R$ 130 milhões – sem recursos públicos. 


Logo A Tribuna
Newsletter