Casos confirmados de febre amarela no Vale do Ribeira aumentam procura por vacina em Santos

Média de vacinação saltou de 64 doses/dia no mês de dezembro para 95 doses/dia em janeiro nas policlínicas de Santos

Por: De A Tribuna On-line  -  18/01/19  -  22:45
Munícipes podem ser imunizados em 20 pontos da cidade
Munícipes podem ser imunizados em 20 pontos da cidade   Foto: Francisco Arrais/ PMS

A procura pela vacina contra a febre amarela cresceu 48% no começo deste ano em relação ao fim de 2018. Uma possível consequência das suspeitas e casos confirmados da doença na região do Vale do Ribeira. Nas policlínicas de Santos, a média de vacinação saltou de 64 doses/dia no mês de dezembro para 95 doses/dia em janeiro. Em 2019, até esta quinta-feira (17), foram aplicadas 1.151 doses.


A vacinação ocorre nas policlínicas de Santos de segunda a sexta, das 9h às 16h. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) solicitou ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do governo estadual doses extras, devido aos baixos estoques. Naterça (15), foram repassadas 1 mil doses e, na tarde desta quinta(17), outras 2.600 doses, as quais serão redistribuídas às unidades de saúde para garantir que a vacinação continue.


“Apesar de aqui em Santos não termos nenhum caso de febre amarela, nós ficamos bastante alertas, porque estes casos [no Vale do Ribeira] estão muito próximos. Este é um indicador que a doença pode chegar a qualquer momento”, destaca a chefe do Departamento de Vigilância em Saúde (Devig), Ana Paula Valeiras.


A vacina, agora, faz parte do calendário para crianças a partir dos 9 meses de vida. Quem nunca tomou alguma vacina contra a febre amarela deve receber uma dose única. A estimativa da SMS é de que 90% da população santista já tenha se imunizado contra a febre amarela e esteja protegida, levando em conta os números da campanha de imunização de 2018 (179 mil doses) e outras 300 mil doses aplicadas em anos anteriores.


Logo A Tribuna
Newsletter