Hospital de campanha de Praia Grande tem 67% de ocupação de leitos

Enquanto isso, Santos e São Vicente aguardam Governo do Estado para poder disponibilizar mais leitos em meio a piora significativa da pandemia

Por: Cássio Lyra  -  23/03/21  -  18:47
Segundo a prefeitura, 21 pacientes estão internados no hospital de campanha de Praia Grande
Segundo a prefeitura, 21 pacientes estão internados no hospital de campanha de Praia Grande   Foto: Matheus Tagé/AT

O Hospital de Campanha em funcionamento da Baixada Santista, o equipamento do Ginásio Falcão, em Praia Grande, tem ocupação de 67% dos leitos. Enquanto isso, Santos espera pelo início de operação no AME e São Vicente aguarda resposta do Estado sobre o PS da Linha Vermelha.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Inaugurado em maio do ano passado para auxiliar a oferta de leitos para pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença, o hospital de campanha do Ginásio Falcão, na Vila Mirim, foi aberto com recursos próprios da prefeitura.


Até segunda-feira (8), segundo informado pela Secretaria de Saúde do município, o hospital de campanha conta com 60 leitos, sendo que 40 estão ocupados, o que representa 67% em ocupação.


Santos


Santos aguarda o início de operações no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que em está fase final de ser finalizado para poder operar.


Anunciado pelo Governo do Estado em 8 de março para reforçar a demanda do sistema de saúde, o equipamento ainda não foi inaugurado.


Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde, que irá gerir o hospital de campanha, afirmou que está em andamento as medidas para adaptação do AME. Segundo a nota, a perspectiva é que serão instalados dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seis de enfermaria.


A previsão de entrega do equipamento, no entanto, ainda está prevista para este mês. Neste momento, o município conta com leitos exclusivos para Covid-19 que estão em operação no Hospital Vitória.


São Vicente


Equipamento da Linha Vermelha sequer foi inaugurado
Equipamento da Linha Vermelha sequer foi inaugurado   Foto: Alexsander Ferraz/AT

A cidade não possui hospitais de campanha em operação no momento. O sistema de saúde está com alta procura nos atendimentos em hospitais públicos e particulares, após a crescente de casos confirmados de Covid-19.


Conforme proposto pelo prefeito Kayo Amado (Podemos) durante reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), ele propôs que o Governo do Estado iniciasse operação para um hospital de campanha no PS da Linha Vermelha, que sequer foi inaugurado por falta de recursos.


A ideia foi vista por bons olhos pelos demais prefeitos, principalmente pela proximidade da unidade de saúde com Santos (próximo à divisa dos Tambores), podendo atender futuros pacientes não somente de São Vicente, mas de bairros da Zona Noroeste e região dos Morros.


A ideia foi levada até o Estado para secretário de desenvolvimento regional Marco Vinholi, que gostou da ideia. No entanto, até o momento, não houve uma reposta formal do governo estadual sobre o pedido.


Logo A Tribuna
Newsletter